segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Mazda MX-3


Não tenho muito o costume de postar algo sobre carros, no decorrer dos anos foram poucas publicações, mas essa é um pouco especial, por que vou contar um pouco a história de um carro que tive muito contato, e quero recomendar a vocês que estão interessados em comprar algo único, chamativo e bom por um preço baixo, que é o caso deste carro importado por anos pela empresa japonesa Mazda, nos seus anos dourados.


Sobre o MX-3:

O Mazda MX3 foi produzido entre 91 e 98, em diversos países, sendo conhecido como Mx-3, Precídia, Eunos, e por vários outros nomes e códigos. Por tratar-se de um carro mundial é fácil achar informações sobre ele em qualquer parte do planeta. Foi um carro de grande sucesso em diversos mercados, pois tratava-se de um carro esportivo acessível, sobretudo lá fora.

O carro é um típico 2+2, mas que alguns costumam chamar de 2+porta malas, pois o espaço para o banco de trás é bem reduzido. Os passageiros da frente vão em ótimo conforto, aproveitando de bastante espaço, porém que senta atrás, sofre um pouco, ele foi desenhado mais para crianças ou pessoas não muito altas. O conforto dos bancos em couro e diversos itens de comodidade e opcionais como câmbio e piloto automático, batem muitos carros de luxo da época, e mesmo depois de tantos anos, deixa muuuuuito carro atual no chinelo!



Ele hoje é uma ótima opção para o pessoal que gosta de dar uma Tunada, um pouco pela falta de potência, não que seja um carro fraco, até por que ele é muito leve, mas tirando as versões V6(considerado o menor V6 comercializado do mundo), ele entrega apenas 108cv na versão DOHC, e 88cv na SOHC .

Falando nas especificações do carro, o MX3 esteve disponível nas versões 1.6 e 1.8, sendo que o 1.6 era um 4 cilindros em linha tendo a opção do SOHC de 88cv e do DOHC (16v) de 108cv, como disse anteriormente, e o outro 1.8, um 6 cilindros em V de 24v com 133cv, com bloco em alumínio.

O V6 vai de 0 a 100km em 8.5 segundos,igual um Vectra Gsi 2.0 de 150cv. Seu motor é extremamente potente para seu porte, tanto na versão 4 quanto a 6 cilindros. Outra colocação que foi unânime, foi com relação ao escalonamento de marchas, muito bem feito, de modo que o carro se mostra bastante elástico independente da marcha em que está.



Abaixo, uns testes que a revista Quatro Rodas fez com a versão 1.6:
ACELERAÇÃO 0 A 100 -12s48
VELOCIDADE FINAL – 173,9 km/h
CONSUMO NA CIDADE - 9,12 km/l
CONSUMO ESTRADA – 12,52 km/l
NÍVEL DE RUÍDO – 64,7 decibéis
FRENAGEM – 100 a 0 km/h – 42,5 metros
TORQUE – 13,8 Kgfm a 4000 mil rpm
MOTOR – Gasolina, transversal, 4 cilindros em linha alimentado por injeção eletrônica multiponto.




Infelizmente, a Mazda deixou o Brasil quando fecharam as portas para carros importados, com aumentos de taxas para começar essa putaria das montadoras 'daqui'(Ford, Fiat e Volkswagen), deixando muitos donos do MX-3 desamparados, em uma época em que não tinha essa facilidade de importar ou comprar pela internet peças para ele, muitos tiveram que vender para o ferro velho, ou abandonar na rua simplesmente. Com o passar dos anos, os MX-3 que sobreviveram, puderam contar com a ajuda da internet, e de pessoas que são realmente fãs dessa máquina, montando uma rede de ajuda e compartilhamento de informações, como quais peças são compatíveis com o carro, aonde encontrar ou "faça você mesmo", e isso tudo está até hoje no grupo MX-3 Zone, um Forum dedicado a essa bela máquina!




No MX-3 Zone, se você entrar, vai ver muitas informações bacanas do carro, muitas vezes dando a real sobre a manutenção e as dificuldades que os donos do carro encontram hoje, mas digo que para um carro importado, a manutenção é muito fácil, e muitas vezes mais barata que carro popular! Entre na página deles e de uma olhada nos tópicos, este é o lugar certo caso você esteja querendo adquirir um MX-3:




Mazda MX-3 é um carro excelente, muito ágil e gostoso de dirigir, com um visual de deixar qualquer um com inveja, chama muuito a atenção, e o melhor de tudo, que ele tem uma manutenção maravilhosamente perfeita, muitas peças nacionais servem nele inclusive, como peças do Escort e Gol, e ainda por cima é um carro super resistente, no mesmo nível de Honda Civic ou Corolla. Eu possuo hoje um MX-3 DOHC ano 96, já tive outros importados, mas esse carro é matador de mais, e não me da dor de cabeça, só fazer as manutenções certinhas que está tudo tranquilo, é um carro que recomendo todo mundo a comprar, imagina, é um primo do MX-5 ou do lendário RX-7, vai estar dirigindo carro de uma marca japonesa lendária!


Abaixo mais algumas fotos e vídeos sobre o carro:












Comerciais do carro no Brasil:







Comerciais de outros países:










Filmes em que apareceram o Mazda MX-3:




E ficamos por aqui, mas claro que não podia faltar umas fotinhas da minha máquina hehehe:






Nenhum comentário: