terça-feira, 6 de março de 2012

Games direto do túnel do tempo I

Sou um gamer a muitos anos, digamos que minha vida inteira, e peguei a geração NES em diante, digamos que  comecei pela o início da melhor fase dos games, e com isso sei de muitos acontecimentos históricos nesse mundo dos jogos. Com isso, decidi fazer um 'Flash Back' sobre os jogos, mas não só falarei o que sei, também analisarei o que todo mundo pensava na época, quais eram as expectativas e o melhor,  o que imaginavam que seria o futuro dos próximos games anunciados, boatos para resumir, e tudo isso colherei da minha coleção gigantesca de revistas de video-games.

De estréia, escolhi uma revista bem fraquinha que comprei em 2001, na capa, um jogo que foi anunciado para 1997 e atrasou até 2004. Veremos mais agora, enjoy!

A revista que eu peguei na minha coleção se chama "GameStation magazine", ano 1 e edição número 4. Nessa edição, o foco deles é a guerra que estava para começar entre Playstation 2, Xbox e Gamecube, mas nesta edição somente tinha sido lançado o PS2, e o Dreamcast estava rumando para sua morte, tendo vários jogos já anunciados para os concorrentes.
Nesse ar de novidades, a revista fez vários Preview para ambos novos consoles, GameCube e Xbox, mostrando jogos promissores que no fim se tornaram cultuados por todos hoje em dia, como Halo. Na parte da Nintendo, tirando Pikimin que era bem diferenciado, o resto era tudo da família Big N, Metroid, Luigi Mansion e etc.


A capa da revista trazia um jogo que na época era muito inovador, um jogo de exploração, aventura e mistérios, seu nome era Galleon, que de acordo com a revista, iria sair para Xbox, PS2, GC e PC, mas no fim somente o Xbox ganhou o 'prazer' de receber este título. A verdade era que esse jogo foi anunciado para sair no Playstation 1 em 1997, mas com os atrasos ele foi anunciado para Dreamcast e depois somente para Xbox,  e isso me faz perguntar, por que a revista disse que seria multi-plataforma?
Enfim, o game tinha dedo de uma pessoa muito importante no mundo dos games, o designer do primeiro Tomb  Raider, o criador de Lara Croft, Toby Gard, que deixou a Core após o termino do primeiro Tomb Raider, e partiu para produzir um jogo em um estúdio independente, a Counfounding Factor, que começou o projeto do Galleon, mas no fim o jogo foi lançado pela Sci.

Enredo do game:
 Vou escrever aqui o que a revista descobriu sobre a trama do Galleon:

" O enredo tem início com Rhama, o personagem principal, designado por Areliano, o curandeiro da cidade, para ir ao porto de Akbah investigar um misterioso navio no qual os tripulantes foram todos transformados em madeira. A trama torna-se interessante quando o malvado assistente de Areliano, Jabez, chega antes ao navio e encontra as ervas mágicas. Rhama terá que impedir Jabez de propagar um grande mal.
 Além de Rhama, você terá ajuda de faith, a filha de Arelino, mihoka, uma lutadora de Kung-Fu, e  um amigo de Rhama que Jabez transformou em macaco."

Em relação a jogabilidade e como o jogo funcionaria, a revista descreve assim:

 "Você não controlará diretamente estes personagens(citados acima), apenas Rhama, porém poderá determinar tarefas para eles cumprirem. Você terá ação, exploração e muita luta, além de puzzles para tornar a diversão e a jogabilidade mais ampla.
 Cada personagem tem habilidade próprias, por exemplo, mihoko poderá lutar contra seus inimigos, enquanto você usará o macaco para chegar a lugares de difícil acesso."

Aqui abaixo um vídeo da jogabilidade, mas lembre-se, esse vídeo mostra a versão para X-Box lançada em 2004, você vai se apavorar com o gráfico primitivo do game:


Jogabilidade não lembra um pouco a de Tomb Raider? E nem vou falar sobre o som desse game...

Como já falei, este game foi cancelado em 1997 e depois em 2001, com mudanças no time de desenvolvimento, demorou mas saiu em 2004 para X-box, porém saiu com gráficos de Dreamcast, principalmente os personagens. O ambiente também não é lá grande coisa, o que de melhor que eu notei foi a sombra, que provavelmente deram uma melhorada no X-Box, mas pensando bem, Shenmue consegue um efeito de sombra tão bom quanto aquele.

Enfim, um jogo que atrasou muito, na época que foi anunciado ele era muito inovador, mesmo em 2001 estava para os padrões da época, mas chegou 2004 e pra lançarem de uma vez, não fizeram nenhuma repaginação nos gráficos e deu no que ficou, um game nível Dreamcast no seu X-box em pleno ano de 2004, para ter ideia, nesse ano já tinhamos games assim:



Quer saber mais detalhes sobre a revista, e consequentemente sobra Galleon? Olhe o vídeo que fiz de eu dando uma folhada pela revista:

(Perdoa-me a qualidade do vídeo e som, mas é minha primeira gravação, da um desconto ehehehe)


Também na revista, tem uma entrevista com o criador de Silent Hill 2, eu capturei as folhas da revista para vocês lerem. A qualidade está um pouco baixa, mas espero que gostem(Cliquem nas imagens para ampliar):







Lançamentos da época:

-Zone of Enders (PS2)


-Winback (PS2)
-Dark Cloud (PS2)
-Final Fantasy X (PS2)
-Crazy Taxi 2 (DC)
-Sonic Adventure 2 (DC)
-FF Chronicles (PS)
-Earthworm Jim (PS)
-F-Zero (GBA)
-Castlevania: C.O.M (GBA)
-Rayman Advance (GBA)
-Diablo 2 Expansion set: lord of Destruction (PC)


Espero que tenham gostado desse flash back, e breve terá muito mais!

3 comentários:

Anônimo disse...

eu tbm tenho esta revista e muitas outras da epoca,eu ainda nao tinha ps2 ,comprava só pra ficar vendo como era bom os jogos ate q eu comprei um e parei de compra revista

Anônimo disse...

Eu peguei o finalzinho do Atari..Obtive um Nintendinho e os demais games que vem em sequencia SN.Mega Drive o Sega Saturno etc..Numca fui o que c pode chamar de Gamer sou um profissional e o video game pra min sempre foi um ROB para dias de folga e ferias..Essass revista eram bem famosas para quem se achava dizendo que sabia tudo de game..kkk otimo post

denial.info disse...

Bem legal esse tempo! Lemrbro que comprava quase todos os meses revistas falando sobre games. Ainda tenho umas revistas, bem conservadaspor sinal. O restante acabei dando para um amigo que tinha um fliperama onde jogavamos pagando por hora. Era muito bacana nessa época, pois estava por dentro de tudo referente a jogos e lançamentos.
Saudades!