quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O apocalipse dos vídeo games ou como o mundo deve acabar


Se você esta lendo isso, eu presumo que você seja um dos 7 bilhões de pessoas que sobreviveram a última previsão de fim do mundo anunciada por Harold Camping. Ou talvez você tenha morrido de fome porque um bando de lunáticos gastou 100 milhões de dólares nesse tal evento idiota do dia 21 de Outubro do ano passado.

Em todo caso, essa coisa toda me fez pensar em como o mundo vai acabar de verdade. Eu não sou dos que acredita que "alguns serão tragados pelos cêu e os outros serão comidos vivos por gafanhotos", mas também não sou muito fan da teoria que "o aquecimento global fará o mundo se afogar enquanto a sibéria vai se transformar em um paraíso tropical". Eu tenho outra teoria, e você pode rir de mim se você quiser mas ela é a seguinte:

O mundo vai ser destruído pelos vídeo games.

Não se engane, eu não estou do lado da imprensa, eu gosto de jogar e hoje meus preferidos são Dead Island e Skyrim, e não acho que GTA está transformando nossas crianças em assassinos de prostitutas. Mas acredito que as previsões dos games estão mais claras que nunca.



Existem um monte de indicações de que o apocalipse esta proximo de acordo com os games, e podemos ver algumas indicações em ação. Não há duvidas de que o genero mais popular de jogo do mundo é o MMO. Seja World of Warcraft ou Second Life, é enorme a quantidade de pessoas que tentam ser melhores do que realmente são no mundo dos games e consequentemente ficam viciadas nisso. Enquanto uma boa parte das pessoas jogam e ainda assim levam uma vida normal no mundo real, outras tantas ficam completamente perdidas, destroem suas famílias, perdem amigos, e suas vidas se tornam uma obseção pela vida virtual.

O mais facinante nisso tudo é quando você observa esses games e percebem o quanto eles são simples. É assim que se parece World of Warcraft.



Nada mal, mas no fim das contas esta mais para um desenho animado, com uma infinidade de menus. Se as pessoas conseguem se perder em um mundo assim, o que vai acontecer quando a qualidade gráfica e interativa atingir níveis maiores?

Todo mundo sabe o quanto a industria de animação, principalmente na parte facial, esta evoluindo. De uma olhada nos personagens do L.A. Noire e tente não se impressionar. E isso é só o começo.

O primeiro sinal claro do começo do fim será quando esse avanço se integrar de fato aos games, e os gráficos serão tão perfeitos que será dificil distinguir real de virtual, o que em filmes já vem acontecendo a um tempo. A alguns anos um dos visionários da industria e atual presidente da Nintendo do Japão Satoro Iwata previu que na proxima geração a industria de games deve atingir o limite em qualidade gráfica se aproximando do real.
Mas já nos dias de hoje pode-se ver isso quase se concretizando, com alguns exemplos de cgi impressionantes.

Quer outro dado assustador? Hoje no japão já existe uma subcultura de homens que abriram mão de companheiras humanas por garotas virtuais, como essa da imagem abaixo. imagine quando formos capazes de criar a réplica perfeita da garotas dos sonhos, indistinguivel de uma mulher real.
Para mim isso é um triste exemplo de relacionamento.




O foto realismo deve atingir niveis em que os jogadores não vão mais se importar em tentar distinguir o real do virtual. Porque viver a vida quando você pode ter uma melhor e virtualmente perfeita. Eu juro que essa possibilidade me assusta mais do que o aquecimento global.
O fator x ainda é em como o hardware vai utilizar isso no futuro dos games. Já se imagina uma infinidade de headsets e óculos de realidade virtual a anos, e alguns até funcionam mesmo em um nível bem básico, mas o que vai acontecer quando isso se tornar eficiente a nível sensorial. Tudo que você vê, ouve e possivelmente em alguns anos toca, cheira ou sente pode ser inserido direto no seu cérebro.

É ai que a sociedade vai realmente começar a ruir. Uma realidade alternativa, disponivel a qualquer um que puder pagar por ela. Este conceito é bem exemplificado na série de tv Caprica e seus holobands de realidade virtual. Outro exemplo são os filmes Surrogates e Gamer em que usa-se robôs ou no caso de Gamer, humanos, como avatares. Mas o conceito é o mesmo, de que as pessoas podem ser versões melhores de si ou inteiramente diferentes, e podem fazer isso através de um simples jogo.




Tenho medo de que o mundo virtual destrua o mundo real, porque enquanto um oferece tudo o que você quiser sem danos físicos ou mesmo trabalho de qualquer tipo, o outro faz você se sentir eternamente estagnado e infeliz. Porque trabalhar duro quando você pode apenas fingir? Essa questão pode se tornar um enorme problema quando a sociedade entrar em colápso com a maioria desistindo de suas vidas para sempre.

Não, provavelmente não haverá humanos controlando outros humanos pela mente, mas deu pra entender o que eu quis dizer. E se você pudesse jogar uma versão virtual de si e fazer tudo o que quiser sem nenhuma consequencia? Dá pra dizer não a uma coisa assim?
Claro, esse não é o mais terrível tipo de fim do mundo, e tenho certeza que outros antes de mim já teorizaram isso, mas com a tecnologia evoluindo rápido e mais rápido, pode-se dizer que esse é um tipo de apocalipse mais provável do que um asteróide colidindo com a terra ou uma guerra nuclear.
Acho que nosso maior pecado não será o caos e sim a apatia e essa pode ser a nossa ruína.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quer comprar perfumes importados e pagar preço baixo por isso?
Miami perfumes tem os melhores contratipos...
Inspirados em marcas de perfumes famosas...
Temos mais de 500 fragrâncias.
Tudo a Pronta entrega..
Carolina Herrera -Armani - Animale entre outras.
Apenas R$ 65,00 o perfume....
Promoção 3 perfumes por R$ 100,00
Frete Grátis para todo o Brasil...
Entre e confira nossos produtos ja enviado...
Parcele nos cartões de crédito...
Pague com PAGAMENTO DIGITAL 100% SEGURO...
ACESSE : www.miamiperfumes.cjb.net ou www.lojamais.com.br/miamiperfumes

Reginaldo disse...

Isso me fez lembrar do filme,O Demolidor,que para fazer sexo a mulher colocou um capacete no sivestre stalone,Nessa epoca eles faziam sexo somente pela estimulação da mente,imagina se isso vira realidde,ainda bem que se acontecer algo parecido,eu já estarei morto..