quarta-feira, 3 de março de 2010

Hina Matsuri - Festival de Bonecas

No dia 3 de março é o Dia de Hina Matsuri. Hina Matsuri (Riná Matsuri) quer dizer "Festa das Bonecas" em japonês.
Bonecas japonesas muito bonitas, que simbolizam meninas, dispostas sobre um tecido vermelho. Dispostas em degraus. Bonecas que trazem felicidade, saúde e proteção.

O Passado das Bonecas:
No Japão antigo bonecas eram utilizadas não somente para enfeitar e brincar. Acreditava-se que bonecas também tinham o poder de aprisionar os maus espíritos em seu interior. Neutralizavam o mal que poderia acontecer às pessoas.
Na era Heian (anos 794 a 1185) iniciou-se o costume no Japão de escrever em bonecas de palha ou tecido todo o tipo de infortúnios e azar que pudessem ocorrer (ou estavam ocorrendo) na vida das pessoas. Colocavam-se as bonecas em pequenos barquinhos de palha, que deveriam ser soltos nos rios. E acreditava-se que a correnteza levaria embora todo o mal,
Deixavam-se também bonequinhas ao lado de bebês e crianças. A boneca atrairia para si todo o mal que pudesse acontecer às crianças (doenças, acidentes). E também teriam como destino as correntezas.
A escadaria de bonecas japonesas do Templo Katsuura, na província de Chiba

O Presente das Bonecas:
As bonecas deixaram de ser soltas no rio. E deixaram de ser de palha e tecido simples.Tornaram-se muito bonitas, bem cuidadas e enfeitadas. Verdadeiras obras de arte. Bonecas caprichadas, que simbolizam tradição, beleza, arte. Coisas boas.
E é costume que elas sejam carregadas toda a vida por suas proprietárias. E a partir da data do Hina Matsuri ficam expostas por um mês, depois guardasdas com muito carinho até o próximo ano. Costumam também serem herdadas pelas filhas e gerações sucessivas. Muitas famílias conservam bonecas antiquíssimas, muito valiosas por serem de épocas remotas.

Um altar à moda antiga de Hina Matsuri. As bonecas eram feitas de papel ou palha.
E colocadas em bambus, simbolizando altares.

Disposição das Bonecas:

Primeira plataforma:



A fileira superior apresenta duas bonecas que representam o Imperador. As bonecas são usualmente dispostas diante de uma tela dourada com dobradiças.

Segunda plataforma

O segundo degrau traz três senhoras da Corte. Entre elas há um recipiente.

Terceira plataforma

No terceiro degrau estão cinco músicos. Cada segura um instrumento musical, menos o cantor, que segura um leque.

Outras plataformas

Na quarta, quinta e fileiras mais baixas uma variedade de mobílias em miniatura, ferramentas, carruagens, etc. são exibidas. Dois bonecos de ministros, são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bonequiiinhas