quinta-feira, 4 de março de 2010

Dez anos de PlayStation 2 (Parte 1)

O PlayStation 2 completa seu décimo ano de vida (4/03). Foi uma longa jornada, cheia de obstáculos e eventos perniciosos, mas no final da estrada, é fato irrefutável: foi esse o console que mais marcou a infância de 80% do mercado mundial dos jogos eletrônicos, e suas quase 140 milhões de unidades vendidas tornaram-o o videogame mais popular da história.
Lembro até hoje quando compramos o nosso primeiro Playstation 2, isso no final de 2001, recém tinham desbloqueado o aparelho e não era uma tarefa muito simples para rodar os games. Junto com o aparelho veio uns 8 jogos, todos em cd's, e alguns jogos possuíam mais de um cd(Devil May Cry 1) sendo um pouco desconfortável a troca deles. Para rodar os jogos, pelo menos naquela versão de desbloqueio que eu possuía, era uma aventura, primeiro tinhamos que colocar o GameShark2 e escolher para rodar o jogo com códigos ou sem códigos, depois de escolher a opção de trocar o disco, ele abria a gaveta para efetuar a troca, porém tinhamos 5 segundos para efetuá-la, caso contrário e gaveta fechava. Com todos esses problemas eramos felizes e tinhamos muitos jogos para se divertir (tudo devido a piratiação ), mas a felicidade durou pouco e ele estragou e na época o suporte dele no Brasil era vergonhoso, vendemos ele por um preço insignificante.
Hoje o Playstation 2 está muito bem difundido na sociedade gamer do Brasil e do mundo, sendo que em nosso país a pirataria ajudou muito para proliferar a popularidade do aparelho. Os quase trinta anos que o celular demorou para popularizar-se no mundo, o Playstation o fez em apenas 10 anos, e abrindo chance para empresas Third party desenvolverem games para o console.

Aqui vai alguns momentos importantes da vida do Playstation 2

Lançamento:
Na ocasião do lançamento do console, a Sony passou por enormes apertos. Não que tenha sido uma bomba, ao contrário: o PS2 só foi angariar popularidade depois de alguns jogos produzidos para ele. Mas os meses de março e outubro do ano 2000 - espaço de tempo que marca a disparidade entre o lançamento do console no Japão e nos EUA - deram enormes dores de cabeça aos lojistas e, indiretamente, à sua fabricante. A notícia de sua produção se espalhou em um fogo tão rápido que os estoques, previamente bem abastados com modelos do console, começaram a ficar mais e mais escassos, gerando uma demanda tão alta que a linha de produção de manufatura da Sony por pouco não conseguiu suprir.

Tecnologia:
Embora o falecido Dreamcast tenha sido o precursor dessa evolução, foi com o PlayStation 2 que termos como "online" e "DVD" acabaram caindo na cultura popular mundial. Ainda que boa parte disso tenha mais relação com a pirataria, é impossível reconhecer o mérito da máquina sonysta na expansão do mercado tecnológico. Foi o início da convergência digital com a qual estamos hoje tão familiarizados. DVDs graváveis e seus gravadores, alta revolução audiovisual nos jogos - tudo isso se tornou popular graças ao segundo console da família PlayStation.

Retrocompatibilidade:
Games on Demand, os modelos iniciais do PlayStation 3 - tudo isso é (ou foi, no caso do PS3) mérito do PlayStation 2. Ele foi o primeiro a rodar jogos de uma geração anterior à sua, graças às suas possibilidades multimídias que lhe permitiam rodar CDs e DVDs - o que fez com que nós, jogadores, não inutilizássemos nossos acervos de jogos do PSX, ainda que o console cinza não estivesse em boas condições de uso.

Franquias:
Final Fantasy X foi o primeiro a apresentar dublagem à franquia. Kingdom Hearts foi um ousado projeto em conjunto da Square Enix com a Disney Interactive Studios.Pro Evolution Soccer / Winning Eleven atingiu grandes patamares de popularidade, receita e divulgação. Grandes franquia nasceram, como Onimusha ,Devil May Cry, Guitar Hero e Killzone . Exemplos são tão numerosos que fica até difícil se decidir entre quais citar.

Câmera:
O EyeToy não foi o primeiro acessório a reproduzir os movimentos dos jogadores, mas certamente foi um conceito que passou a ser aplicado em qualquer sinônimo de captura de movimentos que temos hoje no mercado. Dava até para usá-lo como webcam, provendo-se do fato que você tivesse uma internet banda larga. Diversos jogos foram desenvolvidos para uso com a EyeToy.

USB:
Nenhum dos concorrentes do PlayStation 2 possuía conectividade USB, algo que colocou a Sony na frente de muitas empresas a quem ela julgava ameaça ao seu reinado no mundo dos videogames. Verdade, o Xbox (primeiro modelo) contava com esse recurso, mas ele foi lançado bem depois do PS2; e ele foi quase que totalmente ofuscado pela Sony. Essas entradas USB tinham uma multitude de serventias: leitor de pen drive para reproduzir imagens, anexar HD externo e reinstalação de sistema operacional (para programadores). Reprodução de arquivos de mídia, como filmes e músicas (mediante utilização de softwares de código aberto). Foi, a grosso modo, a primeira estação de entretenimento a que fomos apresentados.

Black Rhino:
Esse pouca gente conhece, já que é mais restrito a programadores do que necessariamente gamers. Ao contrário do que se possa pensar, não foi o PlayStation 3 o primeiro a permitir a instalação de um sistema operacional diferente do padrão. O PS2 contava com o Black Rhino("Rinoceronte negro", em tradução direta), um kit Linux composto por um HD de 40GB, adaptador de rede, mouse, teclado, cabo VGA, além de uma versão do Linux adaptada ao console. Todo o pacote dava ao programador um conjunto de modelos gráficos, códigos-base de alguns jogos, além de ferramentas primárias do dev kit utilizado pelas próprias produtoras.

Longevidade:
Mesmo em seu aniversário de dez anos, o PlayStation 2 não foi descontinuado. Ao contrário: apesar da Sony assumir que seu foco agora é o PlayStation 3, o que estão certíssimos de fazer num ponto de vista mercadológico, o PS2 ainda continua com jogos sendo desenvolvidos para ele. A longevidade do console está mais do que garantida.

Fonte: EGW

Nenhum comentário: