sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ICO (Cult Game)


Atenção! Esse post contém spoiler, se você nunca jogou o game e pretende jogá-lo, leia somente o texto na cor preta. cor cinza é partes que não são aconselháveis ler, por conterem spoiler.


ICO e Shadow of the colossus. À primeira vista, dois jogos que aparentam não ter relação. Mas além de levarem as assinaturas do diretor e designer Fumito Ueda e do produtor Kenji Kaido, gozarem do minimalismo, transmitirem emoção e serem, enfim, obras de arte digitais, apresentam sutis analogias.Similitudes escassas, mesmo porque os entrechos são breves, misteriosos e abertos a múltiplas interpretações. Veremos agora:


ICO:

Em uma floresta, três homens a cavalo levam um menino algemado de 12 anos chamado ICO. Dotado de um par de chifres, ele é tido como o responsável por tudo o que acontece de ruim uma vila. Como manda a tradição, o garoto deve ser imolado. Os guardiões o carregam em um barco e chegam até o castelo. Um deles pega uma espada mágica e a utiliza para abrir uma passagem. Entraram em um elevador. Sobem até um templo, onde prendem ICO em uma câmara. No interior do recinto, ICO consegue agitá-la e derruba - lá. O aposento se quebra. Livre, ele começa a sondar o local. Em um dos espaços vê gotas de um líquido negro despejarem de uma gaiola que guardava um vulto. Por trás, uma sombra o consome. Aparentemente foi uma ilusão.

Agora acordado, ICO sobe as escadas em espiral e então vê que no topo há uma jaula guardando uma garota. De nome Yorda, sua aparência é fantasmagórica. Aciona uma alavanca que permite abaixar a gaiola a uma altura acessível. Pula em cima dela, quebrando a corrente que a suspendia.

Liberta a moça, que se comunica por um idioma incompreensível. Uma sombra surge do chão e tenta apanhar Yorda. Com o auxílio de um pedaço de madeira, ICO consegue derrotá-la. O garoto diz a ela que é muito perigoso continuar naquele castelo e seria melhor escapar dali. Quando necessário, ICO segura na mão de Yorda para guiá-la. A dupla consegue sair dali graças à habilidade de Yorda de abrir passagens mágicas. Exploram os logradouros do castelo e encontram a saída em um jardim. Paulatinamente a porta se fecha e os dois não conseguem escapar a tempo. Uma rainha surge e declara que Yorda era a única e querida filha, solicitando a ICO para ele não perder tempo na companhia da menina. A rainha desaparece.

ICO e Yorda percorrem novamente os aposentos daquela edificação e conseguem direcionar dois refletores que projetam raios solares em receptores, carregando com energia a porta que fora trancada. Com os seus poderes, Yorda faz a porta abrir. Do lado de fora, duas plataformas surgem das extremidades e se unem, formando uma ponte. Ambos seguem por ela, quando as plataformas se retraem. ICO fica de um lado. Yorda de outro. ICO pula para o lado de Yorda, que o agarra e quase consegue levantá-lo, se não fosse pela sombra emitida pela Rainha. Yorda larga as mãos de ICO, que cai no abismo.

ICO desperta em uma espécie de gruta, que é a parte inferior do castelo. Após ter se aventurado por lá, encontra a espada mágica que abre as passagens que Yorda consegue mover. Entra no mesmo elevador do início e retorna para o sarcófago onde havia sido preso. Em um altar, várias sombras rodeiam a garrota, que virou pedra. O menino vence os vultos e as diversas câmaras do local se acendem. A rainha aparece e fala que seu corpo ficou velho é só Yorda vai garantir o poder de ressuscitá-la. Alerta que, quando ela despertar, não mais será Yorda. ICO ataca na direção da rainha, mas um escudo e energia o repele. Sua cabeça se choca contra o chão e um de seus chifres se quebra. Depois de muita insistência, ICO consegue cancelar a onda energética e finca a espada no peito da Rainha. Ela morre e libera uma força que arremessa ICO contra a parede, o que faz quebrar o seu outro chifre.

O castelo começa a tremer. As câmaras liberam raios em Yorda, que vira uma sombra. A jovem pega ICO e o leva em seu colo. Deixa o garoto no banco e o empurra para as águas o levarem. A estrutura se desmorona. Depois, ICO desembarca em uma praia. Anda pela areia quando vê uma moça desmaiada. É a própria Yorda sem o as pecto de fantasma. Ela mexe as mãos, abre os olhos e a aventura acaba.

Trailer:

Fonte: EGM N°73

Nenhum comentário: