segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Negligência que mata

Como hoje todos já sabem, e quando digo todos é o Brasil e o mundo, sabem do incêndio ocorrido aqui em uma cidade do RS, Santa Maria, onde deixou 231 mortos e mais de 100 feridos, não precisarei entrar em muitos detalhes. Esse foi um desastre nunca visto antes aqui no nosso estado, eu acordei e vi o caos e o desespero de todo mundo na televisão, soube de familiares nas proximidades que tinham perdido alguém lá, ou estavam sem informações.
Não quero vir relatar todos os fatos do dia como já falei, não quero reviver este sofrimento, para isso tivemos um domingo inteiro para presenciar o que a falta de profissionalismo e negligência pode gerar. O que eu quero chegar com esse post é alertar todo mundo que vivemos em um país onde só tem sangue-sugas, e por isso deixamos de ter segurança em lugares desse tipo.

Este desastre serviu para todos nós pararmos e refletirmos sobre as condições das boates e afins que frequentamos. A grande maioria desses lugares, preste atenção, A MAIORIA, tem problemas ou não está adequado para suportar problemas desse porte, eu digo isso por que já vi alguns bons locais que mais pareciam uma ratoeira do que uma boate, como o caso dessa Kiss. O cara entra em lugares claustrofóbicos, passa por micro corredores lotado de gente e seguranças impedindo a passagem, ou melhor, esperando o pagamento, um lugar onde o cara paga 6 reais por uma simples long neck, onde é sugado o dinheiro de todas as formas, mas na hora deles gastarem em uma estrutura melhor, fazem boquinha e se negam, querem só saber de faturar!! 

Negligência pura é o resultado de tantas mortes, por que se tivesse uma porta a mais, de emergência, teria morrido bem menos pessoas, mas por que não tinha uma? Bom, nas imagens notei também que os banheiros tinham janelas, só que estavam tapadas pela parede externa, mas na hora que o pessoal estava destruindo a parede, dava para ver a armação de metal delas, e obviamente taparam para ninguém fugir e não deixar de pagar a comanda, e o mesmo acredito que seja para a saída de emergência...
Sério, olhem essa planta que o site G1 liberou da boate:




Isso é um labirinto, uma ratoeira, portas de saída? Só pela frente ao passar em um corredor muito estreito, é tudo 'super seguro'. Para dar mais credibilidade no que estou falando, o alvará do local estava vencido a 6 meses, a pergunta é, como estava funcionando o local?
Enfim, um desabafo sobre os perigos que passamos e nunca demos bola, mas hoje eu vou ser cuidadoso e evitarei lugares que são uma armadilha.


As vítimas estão precisando de auxilio, qualquer coisa já ajuda, água, papel higiênico, remédio e etc. Aqui abaixo o serviço com os números para entra em contato:

A prefeitura de Santa Maria divulgou em seu perfil no Twitter os números de telefone para quem quiser auxiliar as vítimas da tragédia que abateu a cidade neste domingo. Confira abaixo:

Logística e abrigo aos parentes das vítimas: (55) 9979-2539
Precisam de médicos, enfermeiros, psicólogos: (55) 9155-2087
Doação de sangue (URGENTE): Avenida Presidente Vargas, 2291, em Santa Maria
Doações de água em garrafinhas, luvas descartáveis, álcool gel e papel higiênico:
(55) 9155-2087

Nenhum comentário: