quinta-feira, 17 de abril de 2014

U.S. Manga do Brasil


Vamos hoje voltar no tempo, em uma época em que não tínhamos internet banda larga, poucos tinham acesso a tv por assinatura, e pirataria se limitava somente aos CD's, claro que estou falando dos anos 90! Nessa década, o mundo passou por uma invasão brutal da cultura Japonesa, que começou mesmo lá pelos anos 80, com suas músicas, Discman, Tamagochi, carros esportivos lendários, importados 'populares' como Mazda MX3 e Subaru Imprenza, videogames, e claro, os animes e tokusatsu(seriados japonês).

Nessa época maravilhosa, que foi minha infância, dependíamos das emissoras de TV para conhecermos filmes, seriados e desenhos bons da época, que eram feitos lá para fora, não tinhamos a internet para pesquisarmos atrás de algo que prestasse, e por isso muita coisa que vinha para cá era sucesso, por ter sido também sucesso lá fora, e daí trazido a nós. Muitos canais seguiram essa onda da invasão japonesa e passavam animes, como a globo com o clássico Samurai X e Sakura Card Captors, SBT com o primeiro Dragon Ball, Band com também Dragon Ball Z e outros, mas nenhum chegou aos pés da lendária TV Manchete!!



A Manchete investia pesado em animes e seriados japoneses, e lá que descobrimos grandes clássicos como Cavaleiros do zodíaco, Sailor moon, Super campeões, Cyber Cops, Jiban, Jiraya e etc. Mas no final de vida da emissora, eles apostaram em um novo quadro de animes, mais adultos, com violência, nudez e um apelo mais inteligente, principalmente por parte dos animes com mechas e em futuros apocalípticos. Esse quadro se chamava U.S Mangá do Brasil, que teve esse nome aqui devido a distribuidora americana desses OVAS que se chamava U.S. Manga.



Os OVAS eram divididos em partes, para formar uma espécie episódios, passando no mesmo horário das novelas da Globo, lá pelas 18~19 horas, isso nos anos de 96 e 97. Falando em horário, o mais impressionante era a violência desses animes para o horário, ele possuía alguns cortes, mas eram muito poucos, agora te pergunto, que canal hoje que arriscaria passar animes de mechas e de luta violentos para concorrer contra as novelas da Globo? Pois é, nenhum, por isso a Manchete tem meu respeito eterno por esse investimento nessa maravilhosa cultura japonesa.

Obrigado Manchete!!

Abaixo a música de abertura do US Mangá, a maioria das cenas são do desenho Detonator Orgun:



Para se ter uma noção da violência dos animes, o vídeo abaixo é um compilado com algumas cenas violentas desses animes... que infância boa eu tive olhando isso, saudades! hahahaha




Quer saber mais? Olhe o vídeo abaixo do canal "Intolerável", onde revisitam mais a fundo o US Mangá:

2 comentários:

Anônimo disse...

Noooossa muito bom mano!!
lembro que eu descia do onibus e ia correndo o maximo que eu conseguia pra assistir US Manga!!
muito nostalgico mano
parabéns pelo post!

Deivd disse...

Muito boa essa época né! Curtia tb, saudades de desenhos assim na TV. Obrigado!