quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Playstation 4


Finalmente o Playstation 4 foi anunciado, isso mesmo, quatro e não Orbis, para a nossa alegria. Ontem a Sony fez um bom trabalho em sua conferência, de início um pouco monótona, ao invés de mostrar alguma demo de cara, ela optou em focar o Hardware, e o como ele se assemelha com um PC, facilitando o trabalho dos desenvolvedores. Também a Sony mostrou o quanto o PS4 vai ser social, tendo uma integração com redes nunca vista antes, e apesentando o botão mágico "Share" no DualShock 4, onde apertando esse botão você pode fazer streming do seu jogo para outros verem, ou até mesmo jogarem para você!

Abaixo as novidades que foram apresentadas na conferência, e não se assuste em não ver o console, a Sony não o mostrou, ela está se guardando para E3.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[UPDATE]
A sony revelou que o Playstation 4 vai sim rodar jogos usados! Shuhei Yoshida revelou isso para o site Eurogamer.

Fonte: http://www.psu.com/a018436/PlayStation-4-will-not-block-used-games

[UPDATE 2]
Segundo o Joystiq, Shuhei Yoshida disse que o PS4 vai ter suporte à resolução de 4K somente para vídeos que tiverem sido produzidos assim – e não para jogos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que se sabe sobre o Hardware:


Sabemos que ele terá uma CPU de 8 núcleos com arquitetura 86X e 8 GB de memória RAM DDR5, o que é muita coisa. Ter bastante RAM é sempre uma vantagem, principalmente se os desenvolvedores conseguirem utilizar todo esse potencial. Da placa gráfica, pouco foi falado além do fato de ela ser extremamente poderosa.

A mídia usada no PS4 será o BluRay, e obviamente teremos um modem WiFi para conexões sem fio e tecnologia Bluetooth para quem ainda usa alguma coisa com esse tipo de conectividade. A entrada de vídeo é HDMI, e aí que ficou a dúvida se ele vai conseguir dar suporte a imagens 4K. A retrocompatibilidade, agora funcionará por streaming, qualquer jogos de PS1, PS2 e PS3 poderão ser jogadas pela internet, mas para quem quer rodar os discos de PS3 no PS4, não vai poder, essa função de retrocompatibilidade por Hardware foi descartada.

Além disso, o PlayStation 4 terá um chip personalizado para controlar coisas como o desligamento do controle e os downloads e uploads da PSN. De acordo com a Sony, poderemos suspender um jogo e reiniciá-lo imediatamente com um simples toque no botão de ligar/desligar do console. A lógica dita que um tempo de inicialização tão rápido dependeria de um disco rígido SSD, mas a Sony não deu detalhes sobre o HD de seu console, dizendo simplesmente que ele será imenso.

Mais interessante é a capacidade desse segundo chip de controlar uploads e downloads enquanto você se preocupa apenas em jogar. A Sony promete que as lentidões do PS3 3m relação a isso vai mudar no PS4, e você poderá inclusive jogar um game enquanto faz download dele. Ninguém tem ideia de como isso vai funcionar, mas vai ser interessante ver isso em ação.

Controle:




Ele é diferente do DualShock 3, as diferenças estão no painel de toque frontal, bastante parecido com o painel de toque traseiro do Vita, em um botão "Share", para compartilhar vídeos, telinhas e outras coisas com seus amigos, e uma traseira luminosa que deve funcionar como a bolinha colorida do PlayStation Move. Com o uso de uma câmera, o PS4 poderá identificar os controles no espaço, então podemos imaginar mecânicas de movimento rolando com o novo DualShock 4.

O painel de toque parece ser para pequenos movimentos, e não para uso prolongado. Ele não é muito grande, então podemos imaginar que ele será usado para pequenices como controlar menus e quick time events. Vai depender dos desenvolvedores, é claro, usar o painel de formas interessantes. Mas caso você ache o painel de toque pequeno demais para o seu gosto, pode simplesmente usar um PlayStation Vita como controle. Através de uma tecnologia chamada Remote Play, você pode inclusive abdicar o uso da televisão e jogar o seu PlayStation 4 enquanto senta no troninho, usando a tela do Vita. 

Mas a novidade mais interessante do controle é, de longe, o botão de compartilhamento. Não exatamente por conta de sua função, mas pelo fato de a Sony ter decidido colocar um botão de compartilhamento físico em seu controle. Isso demonstra o foco da empresa para a próxima geração: uma integração perfeita entre videogame e redes sociais.

Compartilhamento (botão Share):




Sony fazia questão de todo o tempo lembrar que o PS4 também é uma máquina de jogos para você curtir com os amigos, compartilhar momentos e dividir experiências. O botão de share no lugar do select é o exemplo mais claro disso, mas outras novidades revelam o quão pesado a empresa japonesa está pegando no lado social dos games.

A mais importante novidade é a possibilidade de criar e compartilhar vídeos de sua jogatina ao vivo com o simples toque de um botão, sem precisar passar pela sofrida tarefa de comprar uma placa de captura, configurá-la e preparar um canal de streaming que quase sempre dá mais dor de cabeça do que satisfação. Call of Duty: Black Ops II mostrou como isso é importante já na geração atual, permitindo que vídeos das partidas possam ser enviados diretamente para o YouTube. O PS4 vai permitir que você faça isso com qualquer um de seus jogos, tanto que no final da demonstração do Killzone, ele compartilhou a sua jogatina no seu perfil do facebook.

Além disso, temos uma nova e melhorada PSN, que quer entender melhor você, o que você gosta de jogar e a sua relação com os seus amigos. Ela pode prever quais jogos você estaria mais interessado em baixar, e se preparar para acelerar esses downloads. Ela também pode encontrar um colega para te ajudar por uma parte difícil de um jogo, inclusive cedendo o controle da sua jogatina para ele, remotamente, para que ele possa mostrar para você como se faz. E ela pode compartilhar cada experiência sua no Facebook, Twitter, YouTube e tantas outras redes por aí.


Bom, muuitas coisas certamente foram guardadas para E3, como o próprio console, mas temos certeza de uma coisa, a Sony está mais que preparada para a nova guerra de consoles!
Abaixo os trailers dos games que foram mostrados, muita coisa vai ser revelado no decorrer do ano, como o próximo FF, que foi confirmado para o PS4
.

Jogos:

Knack:

O primeiro jogo revelado para o novo console da Sony é produzido por Mark Cerny, o cara que fez Marble Madness, trabalhou em Sonic, Crash Bandicoot e Ratchet & Clank. Coincidentemente, Mark também é agora o chefe de arquitetura do novo PS4. Knack parece aproveitar muito bem do processamento de partículas do PlayStation 4, já que seu personagem principal é um simpático robôzinho que monta e desmonta em milhares de pedacinhos.




Killzone Shadow Fall:


O novo Killzone surpreendeu por aparecer com uma demo em tempo real, e aparentemente jogável no palco do Hammerstein Ballroom. O tema continua no mais-do-mesmo. Explosões, tiroteio desenfreado e cenários paradisíacos. Veremos mais na E3, com certeza.



Driveclub:


Um FPS de corrida. Foi assim que o nosso Marcus Oliveira definiu o novo jogo da Evolution Games, exclusivo para o PS4. O game é baseado em equipes, chamadas de “clubes”, que correm contra outras equipes, buscando novos desafios.
O que realmente impressionou em Driveclub foram os detalhes gráficos dos carros e dos cenários. Segundo os desenvolvedores, até os fios dos carpetes de dentro do carro foram modelados. Talvez seja um exagero, mas não deixa de ser uma declaração ousada.



Infamous: Second Son

O desenvolvedor da Sucker Punch, Nate Fox, entrou no palco da Sony com um papo sobre violência policial e estados distópicos para apresentar o novo game Infamous: Second Son. Apenas um trailer foi mostrado durante a apresentação, sem muitos detalhes, então guardaremos nossas dúvidas para aparições futuras desse jogo até o fim do ano.



The Witness:




Quantic Dream's e uma demo técnica:




Media Molecule demo técnica:



Deep Down (nome provisório) 

Yoshinori Ono, produtor-doidão residente da Capcom, entrou no palco para apresentar um nova engine da empresa, de codinome Panta Rhei, e o que eles já estão bolando com essa nova ferramenta. O resultado (por enquanto), é um projeto intitulado de Deep Down, que foi mostrado através de um trailer rápido, mas realmente bonito. Tudo o que vimos eram monstros, espadas e muito fogo, com uma ótima movimentação de personagens e câmera.



Watch Dogs:




Destiny :

A Bungie se libertou das amarras da Microsoft e foi bater na porta da Sony, que acolheu o estúdio responsável por Halo através de um acordo de distribuição com a Activision. Pouca coisa foi acrescentada àquilo que já sabíamos. Destiny não é exclusivo para o PlayStation 4, mas deverá ter conteúdo exclusivo para os futuros donos do console da Sony.



Diablo III:

Definitivamente, Diablo III deu o que falar nesta noite de quarta-feira. Mal acabou a apresentação da Sony, e os fãs da franquia mais controversa da Blizzard correram para discutir a estratégia da empresa. O próprio Chris Metzen, produtor da companhia, chegou ao palco fazendo piadas sobre a fidelidade da Blizzard com o mercado de PCs na última década, só para na sequência dizer que estão fazendo versões de Diablo III para o PS4 e também para o PS3.

Fontes:
 Kotaku BR
 PSU
 Playstation Blog

 Gametrailers

Nenhum comentário: