quinta-feira, 3 de maio de 2012

Top 10 Melhores cenas dos irmãos Coen

Eis uma tarefa dificil, eleger as 10 melhores cenas dentre os filmes dos irmãos Coen. Eles reuniram nesses anos de direção uma grande quantidade de personagens e situações memoráveis (exceto talvez Matadores de Velhinhas?). Alguns filmes como Arizona Nunca ou o Grande Lebowski sozinhos encheriam com facilidade mais da metade da lista, e após um longo tempo para rever alguns dos filmes, segue a lista dos melhores. 

10. Os Nihilistas (O Grande Lebowski)
Toda história com reviravoltas precisa de um final bizarro e confuso. Em O Grande Lebowski isso certamente ocorre. Estas é um das cenas em que qualquer pessoa (sóbria) olha e coça a cabeça sem entender muita coisa.
 "Não Donny, esses caras são Nihilistas. Não há motivo para ter medo"

 

09. Hotel (Onde os Fracos Não Tem Vez)
O filme foi construido lentamente para chegar nesse momento, quando o personagem de Ravier Barden encontra o de Josh Brolin no hotel barato onde ele esta se escondendo. Lembro de quando vi essa cena, e percebi que estava segurando a respiração para não fazer barulho... Essa é uma das melhores cenas de suspense que eu já vi. A decisão dos Coen de filmar a cena toda da perspectiva de Josh Brolin, mantendo Ravier Barden escondido no escuro, deu a cena um toque de filme de terror classico.
"O quão perigoso ele é?"
"Comparado a o que? Peste bubônica?

 

08. O Motoqueiro solitário do apocalipse ( Arizona Nunca Mais)
Talvez seja fisicamente impossivel não rir so de ver Leonard Smalls - ou o motoqueiro solitário do apocalipse - matando animais pequenos com extrema vontade. Combinando o estilo Rambo, caçador de recompensas, e o de mendigo que ficou na chuva varios dias, Smalls é um personagem de fala mansa dirigindo a sua moto pelo inferno que é a terra. "Ele é especializado em ser mau com os indefesos, os desamparados e as criaturas pequenas e inofensivas."  



07. Jesus Quintana (O Grande Lebowski)
O que seria das comedias dos anos 90 sem o machismo e o herotismo? Resposta: Eu não sei, mas nos não aprendemos com o Grande Lebowski, obrigado por essa icónica cena. Com este que é um dos melhores personagens de todos os tempos criado pelos Coen. John Turturro aparentemente esta se divertindo durante a cena, muito mais do que um ator deveria demonstrar. Durante a cena toca uma versão de Hotel California dos Eagles tocada pelos Gipsi Kings (pra quem não lembra, eram aqueles caras que faziam umas covers em estilo cigano e espalhafatoso) que por si é hilária.



06. Man of Constant Sorrows (E ai, Meu Irmão, Cadê Você)
Esta é simplesmente um obra de arte da comedia com espressões fisicas. George Clooney apenas dubla a musica, o que da mais espaço para suas hilárias expressões faciais. Quanto a Stephen Root, dono da estação de radio em que Clooney e os demais cantam na cena... Só olhe pro cara, olhe pra ele e tente não rir.



05. Cara ou Coroa (Onde os Fracos Não Tem Vez)
Acabou se tornando o cartão de visitas de Onde os Fracos Não Tem Vez. Sem muita enrolação, a cena se passa em um posto de gasolina no meio do nada, onde o personagem de Javier Bardem conversa com o dono do posto. Se Barden não te matar, pelo menos ele vai te fazer se contorcer de medo. No fim das contas você não sabe se ri porque achou engraçado ou porque esta nervoso com a situação.
"Escolha, cara ou coroa."
"Eu preciso saber o que esta em jogo."
"Tudo."

 

04. O Picador de Madeira (Fargo)
Se a cena de Peter Stormare atirando um machado em Steve Buscemi não for suficiente, o s Coen conceberam uma das mais sangrentas cenas  de todos sesu filmes com Stormare triturando o corpo morto de Buscemi em uma máquina de picar madeira. Ao ver a cena somos levados ao clássico enigma dos Coen: estamos vendo uma cena de humor negro hilária, terrivelmente perturbadora, ou um pouco dos dois? Você decide.



03. The Tommy Gun Hit (Ajuste Final)
Os Coen são bastante adeptos a tentar perverter a audiência, mas nessa cena eles vão alem. A cena começa com o estilão O Poderoso Chefão, com gangster de sobretudo deixando um homem morto e se dirigindo ao quarto do chefão Leo O'Bannon, armados com metralhadoras Thompson. Frank Patterson cantando "Danny Boy" em uma vitrola a todo volume quando o chefão surpreende e vira o jogo de forma espetacular. O exagero bélico so deixa tudo ainda mais épico.



02. Interrogatório (Bravura Indômita)
A cena ocorre logo após uma hilária forma de render dois fugitivos em uma cabana, simplesmente tapando a chaminé com um casaco e os sufocando com fumaça. Segue um interrogatório com Jeff Bridges e a menina Hailee Steinfeld bancando o bom e o mau policial pra cima da dupla. Não precisa ser um vidente para perceber que nada de bom vai acontecer em instantes.



01. Perseguição (Arizona Nunca Mais)
Talvez a cena mais memorável de toda a filmografia dos Coen seja a de Nicolas Cage correndo pelas ruas com uma meia calça na cabeça e um pacote de fraldas no braço, com câes, comerciantes e policiais o perseguindo, passando por dentro de casas e supermercados. Nicolas Cage devia parar de fazer filmes de ação C e voltar as comédias.
"Filho, você esta com uma meia-calça na cabeça".

Nenhum comentário: