segunda-feira, 14 de maio de 2012

A febre dos desenhos na televisão dos anos 90


Uma noite estava eu finalizando um trabalho do meu curso e decidi após o término do mesmo, entrar no You Tube e dar uma olhada em alguma bobagem ou um vídeo sobre games. Ao entrar na na página inicial do You Tube me deparei com alguns vídeos recomendados de desenhos antigos que passavam na Rede Manchete, canal mágico da minha infância, e clicando nesses vídeos, reparei em alguns bem interessantes da época.

 A recomendação que o site me deu foi de crianças famosas, na época, cantando músicas de desenhos em grandes programas na Tv, e isso me fez pensar como mudaram as coisas na mídia hoje em dia. Naquela época, estou falando meio dos anos 90 até seu término, era incrível como a Tv era formadora de opiniões e ditava as modas e os vícios da década, agora as coisas estão bem diferente com a internet.

 Naquele tempo eramos crianças sem contato com tanta tecnologia e informação quanto as de hoje, nossa preocupação era chegar em casa e olhar os desenhos e os seriados que passavam na Manchete, Glogo e SBT, e depois no outro dia na escola comentar sobre o que aconteceu no tal episódio de Cavaleiros do Zodiaco ou Dragon Ball. Sendo uma época sem internet, pelo menos popular e que presta-se, eramos totalmente adeptos da televisão, sendo nossa central de diversão, mas óbvio que na época, eu por exemplo, tinha um Dynavision, depois um Snes e mais tarde um PS1, mas sem smartphones e os vícios de Redes Sociais.

Esses bonecos eram febre na época, todo mundo queria ou tinha um!

O ponto principal que quero chegar era o vício e o sucesso que os desenhos e seriados tinham sobre as crianças e adolescentes da época, e a importância que era dado a isso pelas mídias, como rádio e TV, óbvio. Os desenhos da época, principalmente os que davam na Manchete tinham as melhores aberturas de todas as emissoras, músicas pop cantadas em português embalavam as tardes e noites de todo mundo, sendo sempre lembradas e cantatas por todas as crianças da época, E ATÉ HOJE! 

Quer fazer um teste? Pergunte para alguém que tenha mais de 20~21 anos se sabe cantar, ou lembra de uma parte, da primeira abertura do Cavaleiros do zodiaco, ou da primeira do Dragon Ball, certamente ele vai lembrar boa parte. Tudo isso se deve ao fato do mercado musical ter aproveitado essas febres ao máximo que puderam, e isso é o que vocês verão aqui.


Para quem não lembra, ou é muito novo e não chegou a conhecer, aqui vai a primeira abertura do CDZ. Obviamente a que você ouviu na Band, é a mais fiel a original, está aqui foi criada pela rede Manchete:



Das coisas que me lembro beeeem, era a partir do desenho CDZ, claro que teve outros seriados anteriores que fizeram semelhante, mas aqui são minhas memórias dessa época. Quem cantava a segunda abertura do Anime CDZ, a mais famosa certamente, era uma tal de Larissa e seu parceiro William, duas crianças que se apresentaram no que puderam pelo Brasil cantando as poucas músicas que existiam do anime, e uma das apresentações mais clássicas é de um programa da Xuxa a tarde, acredito que só em final de semana, onde eles se apresentaram com uns figurantes atrás dançando caracterizados de cavaleiros, só que não ficou legal, bem triste por sinal... coitado do Seya =/.


Agora me pergunto, vimos algo semelhante a isso com Naruto ou qualquer outro desenho de sucesso hoje? Pois é, isso eu digo que é causado pela internet, e sua facilidade de termos contato com qualquer tipo de anime ou seriado, não nos limitando aos sucessos que a Tv tenta introduzir, ficamos menos limitado, porém de uma certa forma, isso é triste. Em certas casos a parte, não vemos mais aquela mesma febre coletiva em cima de um anime ou seriado, não vemos um merchan gigantesco, muuuito menos CD's vendendo músicas de desenho, que foi o caso do CDZ.

Enfim, aqui vai mais algumas pérolas da época, mostrando a febre que seriados e Animes tinham sobre essa maravilhosa década, e também um pouco no início de 2000...

Neste mesmo programa da Xuxa, foram convidados a dupla juvenil de maior sucesso, Sandy Devas... opa, e Junior, para cantar Power Rangers, isso em 95! Sério, aqueles Power Rangers do Paraguai que dançavam com eles me assustavam, olhem tamanho da cabeça deles...
 

Mas não vamos muito longe, dentro desta mesma emissora, em 2000 a Angélica encarou cantar uma música de Anime, e até participou da Abertura, o anime que teve esta 'honra' de contar com a apresentadora foi Digimon!
   

E por último, não pode faltar a última apresentadora loira que fez sucesso nos anos 90, estou falando da Eliana, que teve a coragem de gravar um clipe sobre Pokemón. Enjoy! #ornot
 
Depois de muita vergonha alheia, queria explicar caso alguém tenha entendido errado, de maneira nenhuma acho que foi ruim termos internet a nossa disposição para termos contato com as novidades destas mídias, isso facilitou muito nossas vidas e dou graças a deus de termos, só assim pude olhar animes fantásticos que nunca irão passar na tv, salvou de termos que comprar novamente muitas revistas de animes, filmes e games para ficarmos atualizados, só acho que febre como teve antigamente,devido ao único meio fácil de termos acesso a eles, não terá mais... ou pelo menos não tããão cedo.

8 comentários:

Unknown disse...

antigamente era facil achar um fã de game ou anime nas ruas agora isso é muito dificil só na net mesmo que vc ve esses tipos de de pessoas

Costurando Estrelas disse...

Não acho que foi "vergonha alheia", na epóca desses desenhos, tudo relacionados a eless era febre.Esses desenhos fi\eram parte da minha infância,colecionava cartas, tinha mochila....adorava digimon, e escutar a angélica cantando foi legal...pokemon e cavaleiros tb são ótimos desenhos...
Pena que o que é bom sempre acaba...
e hoje em dia as crianças não são assim tão fãs de desenho, só querem saber de playstation, e internet.
uma pena.

Anônimo disse...

Post sem noção e totalmente utilizando um ponto de vista, sem mais pesquisas. Sem valor.

Deivd disse...

São lembranças e opiniões minhas da época, como já expliquei ali no post =)

Anônimo disse...

não me entusiasmei com esse post. pensei que fosse mais anos 90,não só sobre games.não fui tão fã assim

Anônimo disse...

Nossa... que saudade! O pior foi ver que eu ainda sei a letra da abertura dos Cavaleiros do Zodíaco inteira! As duas.

Alexandre ☠"O Rock"☠ disse...

Bons tempos que não voltam mais .... as vezes penso , aonde vai parar essa juventude de hj em dia .

Troglodita disse...

Concordo inteiramente que a facilidade de acesso a tudo hoje em dia criou uma geração que não valoriza nada. O que dava trabalho e nos fazia esperar com ansiedade pelo próximo episódio nos marcou para sempre.