terça-feira, 20 de março de 2012

Playstation no Xperia mini pro


Aqui vai um passo a passo de como rodar Playstation 1 no seu Xperia mini utilizando o teclado físico, isso caso você não tenha atualizado o firmware e está confinado ainda no Android 2.1. Todos sabem que a versão 2.1 não tem dual-touch, e a sony decidiu não atualizar mais o mini pelo fato de que como o Smartphone é pequeno, dois dedos na tela para executar ou jogar algo, ficaria inviável.

Primeiro de tudo, esqueça o emulador PSX4Droid, ele é pesado e tranca na maioria dos jogos, isso no Xperia mini. O emulador que iremos usar é o FPse, um emulador rápido e sem muitos bugs, mas ele tem um porém, muitas versões dão a possibilidade de jogar pelo teclado, mas simplesmente não funciona, mas seguindo as dicas aqui, vamos ver como rodar PS1 nas versões certas.

Siga estes passos:

-Baixe o emulador FPse versão 0.10.56 para baixo e a bios scph1001.bin (Baixe aqui!)
Obs.: Nesse pacote tem uma versão mais antiga também, caso a 0.10.56 de conflito no seu aparelho, o que eu duvido que aconteça.

-Copie os dois arquivos para uma pasta no cartão de memória do seu aparelho

-Use o programa Astro e localize o aplicativo

-Instale-o

-Abra o emulador e possivelmente ele lhe perguntara para selecionar a Bios, se acontecer isso, localize   dentro do Xperia a bios scph100.bin. Se ele pedir para selecionar diretamente a Iso, clique no botão frontal físico da esquerda,  o de menu, e escolha "settings".

-Vá em "System" e depois em "Bios loading", primeira opção.

-Escolhida a Bios, ainda em "System", vá até o final da lista e escolha "Defaul config save", isso serve para salvar as alterações feitas no emulador.

-Volte para o menu "settings" e clique em "Input"
Obs.: Como eu disse, se você tem Android 2.1 e quer jogar somente no teclado, siga os pações de retirada do controle na tela, caso queira deixar eles também, ignore esses 4 passos a seguir.

Tirando o controle na tela:

-Escolha a opção "Touchscreen"
-Vá em "Slide mode" e coloque como Disabled
-Depois vá em "Overlay Pad" e coloque como Disabled
-Vá em "Transparency" e escolha Disabled.

Configurando teclado físico:

-Retorne ao menu "Input"
-Escolha "Hardware keys"
-Se estiver a opção "Enable hardware keys..." como Disabled, ative ela escolhendo Enable
-Agora configure ao seu gosto os comandos no teclado, eu aconselho a deixar em branco os que se referem ao "MULTI"


Agora uns passos importantes!

-Feito tudo isso, volte ao menu "settings", NÃO SAIA totalmente dos menus, antes de sair vá em "System" e salve sua configuração em "Default config save", para não perder nada.

-Saia totalmente do aplicativo, vá no celular nas configurações dele

-Escolha "Idioma e teclado"

-Desative a opção "Entrada padrão"
Obs.: Não sei explicar o por que, mas está opção tem que estar desativada para funcionar o teclado no emulador, e há casos em que ela se ativa sozinha, então se alguma vez o emulador não estiver funcionando o teclado, confira esta opção.

Finalizando:

-Agora entre no emulador e escolha uma Iso (ou .img, .cso), caso não abra a opção para escolher o jogo, saia totalmente do programa e entre novamente, ou abra o menu com o botão frontal do Xperia e escolha "Ejetar".


Espero ter ajudado alguém nesse drama, qualquer dúvida é só perguntar nos comentários! 

12 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu tutorial cara, eu já tinha instalado aquele outro emulador, mas era muito pesado. Valeu pelo tuto.

Anônimo disse...

Muito bom o teu Tutorial gay.

Ruby disse...

Isto é bom, mais um pra lista de emuladores.

RalainRola disse...

Dae viado, consegui! Valeu filho da puta! :D

Khris. Santos disse...

Ola onde posso achar jogos para colocar no Xperia para testar. Acho que instalei tudo certo agora só falta saber se consigo jogar no meu mini pro. poderia me ajudar?

Deivd disse...

Amigo, realmente não sei te dizer um site de confiança para baixar ISO (ou img, bin e etc), mas um que certamente tem é o Pirate bay, por torrent. Eu achei este aqui de loink direto, que a princípio funciona todos os links, porem a taxa de download não deve ser das melhores. O site é esse:
http://www.uproms.net/2012/02/playstation.html

Anônimo disse...

Quem quer isos vai no emuparadise.me, é um site americano e tem praticamente todos os jogos de ps1 em link direto (sem protetor nem nada) ou no psx downloads que é brasileiro e tem jogos até dublados.

Anônimo disse...

para as rons funcionar tem que estrair o jogo

Deivd disse...

Desculpa amigo, não entendi sua pergunta, mas pra rodar os jogos precisam estar em .iso ou .bin, coloca em qualquer pasta do cartão de memória do cel e procura o jogo no emulador depois

Anônimo disse...

Eu instalei e consegui jogar, o problema é o som, ele não esta saindo, preciso configurar algo?

Deivd disse...

Pois é, muito estranho esse erro, já testou outras isos? Se não adiantar baixa um emulador um pouco anterior ao que e recomendei, pode ser que funcione.

Silas disse...

Qualquer ISO de ps1 aí pessoal. ;)
http://www.freeroms.com/