segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Hideo Kojima fala sobre o mercado japonês de games


Em entrevista a revista Official PlayStation, o visionário produtor Hideo Kojima, principal responsável pelo sucesso da série Metal Gear Solid, falou sobre as mudanças no mercado e na criação de jogos ao longo das gerações, e ressaltou como os japoneses não estão mais na vanguarda do desenvolvimento de games. Para Kojima, existe muito mais pressão e menos liberdade na indústria, em grande parte graças aos altos custos e a obrigatoriedade de lucro.

"As minhas primeiras criações para PlayStation eram muito diferentes dos jogos de hoje em dia. Agora existe muita pressão, naquela época havia muito mais liberdade", afirmou o desenvolvedor. Ele também destacou como o Japão perdeu muito de sua antiga competitividade dentro da indústria de games.

"A indústria é muito mais competitiva agora. Se olharmos para os títulos AAA a nível mundial, talvez existam apenas dez grandes jogos que chamem a atenção dos jogadores e não tenho a certeza de que o Japão possa competir a esse nível", comentou.

Para ele, parte do questão está no gosto do público, que está satisfeito com o que tem no momento e não sente desejo de adquirir jogos inovadores. "Os shooters em primeira pessoa vendem muito, por esse motivo não existe uma grande procura por qualquer outra coisa, e é por isso que as ideias originais deixam de existir". O resultado, na visão dele, são diversas sequências sem nenhuma grande inovação, somente com "pequenos ajustes". Kojima não encara essa atual situação como um problema, mas salienta que é "sempre importante ver coisas novas".

A saída, segundo ele, é a utilização de sistemas online para pequenos lançamentos que podem servir como termômetros do gosto do público com relação a novas séries. "Fazer algo completamente novo numa série, mudando os personagens, o mundo e fazendo-o completamente do zero, é algo que é muito difícil de se fazer a esta altura," concluiu Kojima.

Fonte: EGW

Nenhum comentário: