sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XBox - 10 anos


Isso mesmo, essa semana o primeiro console da Microsoft está comemorando(ou nem tanto) deeeez anos!! E para celebrar(ou nem tanto[2]), decidimos falar um pouco sobre esse aparelho que ajudou a alavancar as jogatinas online, introduzindo a tão famosa Live!


Primeiro vamos apresentar o aparelho:


Para você jogador geração Call Of Duty, que provavelmente nunca colocou as mãos em um desses, ou ao menos ouviu falar, sim! Este é o primeiro Xbox, e por isso que tem um 360 no atual console que você deve idolatrar tanto ao jogar seus FPS's, por ser uma continuação.
Primeiro Xbox chegou com a promessa de ser um Playstation Killer, mas nem arranhou quanto mais aniquilou, com fracas vendas, a única coisa que manteve ele vivo foi Halo e a grana da Microsoft, que por ano, perdiam 1 bilhão de dólares nele. A vida dele não foi muito longa, foi lançado em 2001 e sua morte foi no lançamento do 360, em 2005, e sendo assim, o abandono dele foi total, igual a nintendo faz com seus consoles, ao recém lançar algum novo.



Xbox e a relação com o Dreamcast:

Para mim, o Xbox só representava uma coisa, Shenmue 2, como eu não tive a oportunidade de jogar a segunda parte dessa saga sem fim, na época que eu tinha meu Dreamcast, la em 2000, eu me agarrei em tentar conseguir jogar pelo menos no Xbox. Mas não é só de Shenmue que se pode fazer uma relação, o site Kotaku fez uma matéria bacana relacionando os dois aparelhos, confira um pouco da comparação:

O Legado:
Foi descoberto recentemente que o Dreamcast e o Xbox foram tão próximos em certo momento, que a Sega queria que a Microsoft fizesse seu console ser retrocompatível com jogos do DC. Apesar de o plano ter falhado, graças a problemas com a conectividade de internet de alguns jogos do Dreamcast, o simples fato de que isso foi considerado mostra o quão próximos eles eram, e o quão próximo o Dreamcast chegou de viver dentro do Xbox.

O Controle:
 Ao contrário dos competidores da época, a Microsoft não tinha um design de controle consolidado na hora de fazer o Xbox. Então a empresa saiu procurando inspirações por aí. Ela viu o Dreamcast, que tinha os botões A, B, X e Y, suas cores (apesar dos lugares trocados), os dois gatilhos analógicos e até os slots de expansão. O mais legal disso tudo é: já que o controle do Xbox 360 é tão parecido com o do “Xbox S”, a inspiração do Dreamcast continua valendo até hoje.

O Windows:
 Aqui aconteceu o caminho inverso. O Dreamcast foi um terreno de testes para a Microsoft, já que alguns dos games do DC rodavam em uma versão personalizada do Windows CE. Quando o Xbox chegou, três anos depois do Dreamcast, ele trouxe uma implementação mais bem sucedida graças às lições aprendidas com a Sega, pode-se dizer.

O Homem: 
Peter Moore, hoje da EA, foi, em uma vida passada, presidente e COO da Sega of America. Ele foi um dos mais importantes executivos do mercado dos games e participou do lançamento do Dreamcast. Ainda assim, ele não só foi o homem que acabou matando o console, como também fez com que séries como Shenmue aparecessem naquilo que, em tese, eram plataformas rivais.
Apesar de isso tê-lo tornado impopular na época, em 2003 ele foi contratado pela Microsoft, encerrando o seu papel no ciclo da morte do Dreamcast.


Obs: Lembro na época quando foi lançado o primeiro Xbox, que meu irmão comentou que ele vai ser um videogame de sucesso no futuro, não naquela geração... e ele estava certo!

Nenhum comentário: