quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Silent Hill 4 - História detalhada

3

Esse jogo, de toda a série, é o que deve ter a história de modo mais claro. Não que a história seja mais simples. Porém, ela se desenvolve quase toda por base emregistros. Então, nos momentos finais do jogo, já se tem acesso a toda ela noScrapbook.Contarei a história em ordem cronológica, assim como fiz com os outros Silent Hills.

ATENÇÃO! Você que nunca jogou este Silent hill, e um dia pretende jogar, não leia, ele contém muitos Spoilers!

Enjoy!

Começar o clima de horror com a intro do game:


De início estava tudo bem. O apartamento funcionava normalmente. Até que um casal (pais de Walter Sullivan), no apartamento 302 teve um bebê que não poderiasustentar. Então discutiram, arrumaram suas coisas e, na noiteque a criança nasceu, largaram ela lá e fugiram. A criança(Walter) foi dada como abandonada e foi levada para umorfanato nas florestas de Silent Hill chamado Hope House.Esse orfanato era comandado pelo culto (Aquele mesmoculto dos outros jogos) e ensinou Walter muitas coisas, rituaise etc.Um dia inventaram de levar Walterpara "conhecer sua mãe". E, ao invés de procurarem a mãe verdadeira, levaram-no parao quarto 302. Logo, a pobre criança ficou com a idéia de que "o quarto 302 é minhamãe" metida na cabeça. Então, Walter, sempre que pode, ia visitar o apartamento.Nisso, ele incomodava os moradores do edifício.

Um dia, logicamente, o quarto foialugado, e Walter não pode mais ir visitá-lo.Um dia, Walter aprendeu um "pequeno" truque chamado "ritual da assunçãosagrada" ( ou "Ritual of Holy Assumption") (Assumption não significa ascenção, comoeu havia pensado, e sim assunção, que é algo como "apropriação" ou "usurpação").Segundo os textos encontrados no jogo. Walterdeveria fazer 21 vítimas, arrancando os corações das dez primeiras. Seriam 10 pessoasquaisquer, depois ele mesmo, e ai outras dez específicas. Estas específicas seriameleitas de acordo com seus caráteres. Segundo Void (Vazio), Darkness (Trevas),Gloom (Tristeza), Despair (Desespero), Temptation (Tentação), Source (Fonte),Watchfulness (Observação), Chaos (Caos), Mother (Mãe) e Wisdon (Sabedoria).Walter pretendia se utilizar desse ritual para levar o quarto 302 para seu outro mundo, eassim ficariam juntos para sempre. Walter começou assim que pode.

3

Sobre as primeiras dez vitimas o jogo diz pouco. Sabe-se apenas que a 4ª foiSteve Garland, dono de uma petshop, morto a tiros de metralhadora. (segundo um jornalachado no chão do Building Word). A nona e décima vítima foram Billy e MirianLocane, dois irmãos mortos a MACHADADAS!!! Esse fato é comentado no Silent Hill2 (dentro do elevador, num Radio Show), e em um jornal também.Nas vítimas, Walter fazia o favor de marcar o número respectivo, como, porexemplo 07/21. Isso é, sete de vinte e um. Porém, devido a um erro de caligrafia, Walterfazia a barra " / " muito parecida com um UM " 1 ", então quando ele queira escrever07/21, acabava escrevendo 07121. Feita as dez vítimas, chegou a hora deWalter. A polícia pegou o cara errado, que acabou se suicidando na prisão com umacolher no pescoço, permitindo que Walter realizasse sua parte no ritual semcomplicações.Pronto. Aí é que a história se complica. Pois com isso ele fundou um "mundoparalelo" (é, agora não é mais o "mundo alternativo"). Nesse mundo ele poderia caçar orestante das vítimas livre de obstáculos. Esse é um mundo estranho, mutante e cheio decriaturas horríveis, onde Walter tem poderes ilimitados, e que qualquer pessoa que fossepega ficaria vagando para sempre com um zumbi ou fantasma hostil. Então ele começoua caçada.Com o auxílio de um texto publicado pela Konami após o Lost Memories, textoesse que só comenta Silent Hill 4, vamos fazer uma lista das vítimas.:

· Para a primeira vítima foi escolhido alguém que não conhecemos, chamadoJimmy Stone. Era sacerdote do culto, e foi morto com um tiro na nuca na Wish House.

· A segunda foi um estudante chamado Bobby Randolph, que foi estranguladonum acampamento na cidade de Pleasant River.

· A terceira foi outro estudante amigo de Bobby, chamado Sein Martin, que foimorto também por estrangulamento no acampamento.

· A quarta foi Steve Garland, dono de uma pet shop, morto a tiros em serviço.

· A quinta foi Rick Albert, gerente da loja “Albert’s Sports”, que chegamos aconhecer ao longo de Silent Hill 4.

· A sexta vítima foi George Rosten, também sacerdote do culto. Foi morto no altarsubterrâneo de Wish House com um cano de ferro.

· A sétima e oitava vítimas foram Billy e Mirian Locane, crianças mortas amachadadas em frente a própria casa.· A nona vítima foi Willian Gregory, dono de uma loja de relógios, que foi morto“esfaqueado com uma chave de fenda”.

· A décima vítima, para se encerrar a parte do ritual conhecida como Ten Hearts,foi Eric Walsh, balconista do bar que atravessamos em Silent Hill 4. Foi morto com umtiro no rosto.

· A décima primeira vítima foi o próprio Walter Sullivan. Como morreu? Foi comuma colher no pescoço? O próximo parágrafo dedicarei a discussão da história deWalter....

· Para a vítima de Void foi escolhido Peter Walls, um estudante drogado. Foimorto espancado até a morte num quarto de hotel do South Ashfield.

· Para a vítima de Darkness foi escolhida Sharon Blake, uma dona de casa, quefoi afogada nas florestas de Silent Hill.· Para a vítima de Gloom foi escolhido Toby Arehbelt, outro sacerdote do culto,que foi derrubado de penhasco de uns 30 metros.

· Para a vítima de Despair foi pego Joseph Schreiber, um jornalista quepesquisava casos estranhos. Ele começou a se aprofundar na história de Hope House ede Walter. E como ele também morava no apartamento 302. Coisas estranhascomeçaram a acontecer com ele e com o apartamento. Ele foi entrando em desespero,enchendo a casa de velas. Até que ele descobriu que o corpo de Walter estava numasalinha secreta. Mas ele não conseguiu quebrar a parede para lá e acabou sendoconsumido por esse mundo estranho.

3

· Para a vítima de Temptation foi escolhida Cynthia Velasquez, uma mulherpromíscua. Foi morta com várias facadas na estação de metrô.

· Para a vítima de Source, Jasper Gein. Por que? Source significa fonte, não?Jasper vivia xeretando o orfanato Hope House, a fonte de todo o problema. Acho... seilá.... Foi queimado vivo por Walter junto com o orfanato.

· Para a vítima de Watchfulness (observação), foi eleito Andrew DeSalvo, porqueele simplesmente o zelador da torre circular. Já que eu explico essa torre. Foi morto porafogamento na sala de tortura da torre circular.

· Para a vítima de Chaos foi eleito Richard Braintree. Esse eu não sei bem omotivo. Mas ele era vizinho de Henry e parecia ser um cara bem nervoso e desregulado.Foi morto numa cadeira elétrica, no apartamento Ashfield Heights....

· Para Mother foi escolhida Eileen Galvin, por que é mulher, oras, e porque foiuma das únicas pessoas que Walter conheceu que o tratou bem. De modo que ele a pôdeenxergar como a “Mother Reborn”, que é a descrição completa da vítima de“Mother”.

· E para a vítima de Wisdon, Henry Townshend.Agora, o problema com a história de Walter.Em Silent Hill 2, conhecemos um Walter que nasceu em Pleasant River, matouduas crianças com um machado, foi preso alucinando sobre o crime que cometeu e sesuicidou em uma prisão. E encontra-se uma cova com seu nome junto à de James,Angela e Eddie, levando a crer que ele foi perseguido pelos poderes de Silent Hill.Mas em Silent Hill 4, conhecemos um Walter Sullivan que não nasceu emPleasant River. Os relatórios de Joseph levantam a possibilidade dele ter sido preso, maslogo a derruba, dizendo que quem foi preso foi um inocente.Agora, se foi um inocente, porque ele admitiu o crime, e porque Silent Hill criouuma cova com o nome de Walter, e não o nome real do inocente? E se foi realmenteWalter que foi preso, porque ele ficou dizendo tantas bobagens à polícia tentando seexplicar? O próprio Silent Hill 4 indica que Walter foi preso, mas depois desmente.

Nofinal encontramos um corpo sem marca alguma no pescoço, mas o texto publicado dizque ele morreu com golpes de colher na carótida....Agora é a parte interessante. Essa lista de vítimas eu fiz com base numas dasfolhas simplificadas de Joseph e do texto publicado. Mas se vocês forem ver no decorrerdo jogo, não é só Wisdon, é "Receiver of Wisdon", ou seja, "recebedor da sabedoria".Então a Henry foi dada a "honra" de receber informações e mais informações e detestemunhar todo o processo.Mas então. Henry acaba ficandopreso no apartamento, pois como Walterestá dando procedimento ao processo, oquarto vai, pouco a pouco, sendo levadopara o outro mundo. Então aparece umburaco na parede. (a função desse buraconada mais é do que levar Henry paratestemunhar os acontecimentos).

O buracoo leva para a estação de trem próxima asua casa. Lá, ele encontra com Cynthia,que rapidamente se mostra uma... mulherpromíscua. Ela pareceu achar que era tudo um sonho. Então eles saem andando paraachar a saída da estação. Ele se desencontram, encontram de novo, desencontram e tal(quem jogou já sabe). E quando Henry a encontra, ela já foi atacada por Walter. E noseu corpo está marcado "16121".Então Henry acorda em seu quarto novamente, o rádio meio possesso começa a transmitir a comunicação dapolícia encontrando o corpo de Cynthia. A polícia começa a pensar que trata-se de umimitador de Walter (lógico, porque, para as autoridades, Walter se suicidou com umacolher na prisão.).Os fantasmas! Quem são osfantasmas? São as outras vítimas de Walter.A vítimas 1 a 10 e as 12, 13 e 14. É possívelque cada uma das criaturas seja uma Vítima.E aquela criatura com duas cabeças são osirmãos Locane...

Então Henry entra novamente noburaco e vai parar onde? Nas florestas deSilent Hill! Próximo ao orfanato Hope House.Lá ele encontra com Jasper Gein, eresolvendo alguns puzzles, Henry e Jasper entram o prédio. Jasper se incendeia,induzido por Walter, e se marca com "17121".Henry volta para casa, acha mais documentos que o ajudam a entender a história.Entra no buraco e vai parar na prisão circular.O que é essa prisão circular? É um prédio onde eles prendiam criançasdesobedientes ao culto. Torturavam nas e, pelo nível das informações encontradas lá,chegavam até a matar as crianças.Nessa prisão, Henry se encontracom Andrew DeSalvo, o zelador doprédio. Andrew, depois de solto de umacela emperrada, fala sobre como Walterera fanático pelo culto. (That kid, Walter...He was really into that mumbo jumbo...).Daí Henry continua a andar eresolver puzzles. Até que ele entra numasala de tortura, ou coisa assim, chama da"death chamber" (câmara da morte), eencontra com Andrew morto. Nele, marcado "18121".Henry volta para o apartamento, acha mais documentos e volta ao buraco, indoparar no prédio em frente ao seu apartamento. Um hotel. Esse é o papel de Henry.Testemunhar as coisas.Nesse hotel ele encontra com Richard Braintree, seu vizinho. Eles nem chegam ase acompanharem. Richard logo age de modo rude e vai embora. (Quem aí reparou nagravata dele? É o quadro do Silent Hill 3! "Mother of God"!!!).

3

Continuando a trilha. Henry vê Richard tentando intimidar o Walter pequeno. Etambém passa por vários lugares onde morreram outras vítimas de Walter, como porexemplo, a Pet Shop onde morreu Steve Garland.Nesse mundo estranho, Walter ficou dividido emduas partes. Uma adulta e agressiva, e outrainfantil, que só busca amor. A parte adultaquer completar o ritual e matar as pessoas. Ainfantil apenas quer estar junto da Mãe. Oquarto.Então, continuando. Henry resolvealguns puzzles e tal, e chega ao quarto 207, oapartamento de Richard. Quer dizer, o quarto que hospedava Richard milagrosamentefoi parar no Hotel e Henry chegou até ele. Nesse quarto, encontra-se Richard morrendonuma cadeira de rodas, com a inscrição "19121". Nas suas últimas palavras ele grita que"aquilo não é uma criança, é o cara "11121". Quem é o cara "11121"? É o Walteeer!!!Ou seja, ele percebeu que a criança era Walter e que estava matando pessoas. Como elesabia que Walter era a vítima "11121" eu não sei...Henry volta para casa e entra uma última vez no buraco. Nisso ele vai parar noseu apartamento ( não, não to falando do quarto 302, to falando do prédio mesmo).Rapidamente e vê Walter batendo na porta de Eileen. Então ele percebe que Eileen iriaser a próxima vítima. Então ele corre, corre, corre, resolve puzzles, corre, corre...Aí! Ele encontra com Walter na escada do prédio e pode (pode, mas éaconselhável que o jogador não pegue) pegar uma boneca que Eileen havia dado paraWalter. Quando? A anos, em uma dessa visitinhas do Walter ao quarto 302.Essa boneca só faz aparecer mais fantasmas no apartamento.Então! Henry corre, corre, corre e... chega tarde! Quando ele consegue abrir oquarto de Eileen ela já foi atacada e já está com a inscrição "20121".

Então Henry volta para seu quarto. Pega mais documentos. E vê a ambulânciasaindo com o corpo de Eileen. Mas não foi o carro funerário! Então ele percebeque o buraco no banheiro se fechou. Então ele pega as placas (As placas: Ele acha uma antes de cada vítima. São as placas de Chaos, Temptation,Source e Watchfulness.). Cada uma dessas placas representa uma redenção para umavítima (segundo o documento Holy Scripture Scrap). Então ele coloca essas placas nadespensa e, “voila!”, temos outro buraco!

3

Esse novo buraco leva Henry para o hospital onde Eileen está hospitalada.Lógico que o hospital está modificado, pois está no mundo de Walter.Logo ao entrar no hospital. Henry se depara com Walter, que está mexendo nointerior de um corpo de mulher. Esse corpo não é de ninguémconhecido. Nem sequer parece muito com o de Cynthia.Andando pelo hospital eleencontra com Eileen. Nesse trecho,ela fala uma coisa interessante. Elacomenta que a criança a protegeude Walter. Então é por isso que elasobreviveu! Henry levouEileen do hospital e atrapalhou os planos de Walter.

3

Então ele tenta fazer Eileen voltarpara casa pelo mesmo buraco que ele veio, mas não dá certo. Henry volta para casa,sozinho, e encontra um documento de Joseph falando diretamente com Henry.Resumidamente, "Você também viu aquele outro mundo... ele é perigoso... ainda háesperança... continue descendo, até a parte mais profunda dele.".Então Henry volta para junto de Eileen, descobre que o buraco não existe paraela. (Isso mesmo! Onde Henry vê um buraco, ela vê uma parede!). Então eles começamuma jornada por todo o mundo estranho. Eles vão andando, andando. Passam pelaestação, pela floresta da Hope House (que se queimou com o Jasper). Nessa floresta elestambém encontram com o Walter criança, e ele fala um pouco de seus pais verdadeiros,mas nada que eu já não tenha dito. Passam pela prisão e pelo Hotel. Sempre juntandomais e mais informações. Então finalmente chegam no "último" nível do mundoparalelo, o quarto 302 de Joseph. Um quarto cheio de velas (por que? para afugentarfantasmas!) e encontram com Joseph! Ele foi pego por fantasmas ou algo assim e ficoupreso no teto. Porém, de algum modo, ele ainda foi capaz de escrever e ajudar Henry nasua odisseia.É aí que descobrimos a arma final contra Walter. Joseph dá uma pequenaexplicação sobre Walter (nada novo, que eu não já tenha escrito aqui), manda-os seguiro "Crimson Tome", e comenta algo importante: Eileen está sendo tomada pelo mundoestranho, ela é a "mãe renascida" (Creio que, então, a tendência dela seria colaborarcom Walter).O que é esse "Crimson Tome"? Trata-se de um ritual dereversão ao "Holy Assumption". Ele fala da origem macabra do "HolyAssumption" (que de sagrado não tem nada, segundo ele). Ele manda basicamente:Enterrar parte da carne da mãe dentro da carne do conjurador (no caso, Walter). Eperfurar o corpo do Conjurador com as oito lanças do Void, Darkness, Gloom, Despair,Temptation, Source, Wathcfulness e Chaos. (ou seja, uma lança por cada uma dasvítimas especiais. Deve ser uma espécie de vingança por cada uma.).

Assim, o supercorpo do conjurador, Walter, vai se tornar humano novamente.Então. Henry pega uma picareta chamada "Hope" (esperança), volta ao seuquarto, quebra a parede falsa (que Joseph não tinha conseguido quebrar, já devia estarmuito destruído pelo pânico quando tentou), e encontra o verdadeiro corpo de Walter.Com ele, encontra as chaves para as correntes da porta. Então ele sai do quarto. Esurpresa! Tudo está errado! Por que? Porque o quarto está quase totalmente mergulhadono mundo paralelo de Walter. Então Henry e Eileen vãoparar novamente no apartamento. Andam, andam e andam. Chegam no primeiro andar.Lá eles encontram com um livrinho com um desenho do pai de Walter. Isso mesmo!Walter sentia falta de um pai!Então. Henry continua o caminho e encontra com corpos pendurados. Cada umcarregando uma lembrança do pai de Walter. É aí que percebemos o desgosto queWalter tinha de seu pai.

3

Depois de ver todas as lembranças, Henry consegue acesso aoúnico quarto do apartamento que ainda não tinha entrado. Lá está o cordão umbilical deWalter. Frank Sunderland (Que provavelmente é pai de James, SH2), o síndico doapartamento, o havia encontrado e guardado em seu quarto. Qual a importância de sepegar o cordão umbilical? Ele é a única parte disponível da "carne da mãe" para serutilizada no ritual do "Crimson Tome". Mas aí que o bicho pega. Eileen decide ir atéWalter porque foi tomada por esse mundo louco, e vai embora. Então Henry corre devolta ao seu quarto, 302, e ao chegar ao corpo de Walter, vê que ele não está mais lá.Ambos foram "tragados" pela poça de lodo embaixo. Então Henry vai atrás deles.

Primeiro ele aparece em um lugar vermelho, é o lugar onde estão as dez primeirasvítimas. Depois ele encontra com Walter.Encontrando com Walter ele vê um monstro gigante (que é o corpo verdadeirode Walter, de algum modo ele se transformou.), um Walter espírito e Eileen, andandovagarosamente em direção a uma máquina que vai matá-la. Então Henry corre e faz oritual do "Crimson Tome". Ele enfia o cordão umbilical no corpo de Walter, e, em seguida, as oito lanças.O espírito de Walter se torna carne e osso, novamente e Henry o mata.

O resultado final depende do que o jogador fez ao longo do jogo.Considerando-se o final “21 Sacraments”, tem-se que Walter completa o ritual,sacrificando Eileen e também Henry. Eileen é encontrada morta nas florestas de SilentHill, e Henry é encontrado totalmente desfigurado, enquanto Walter fica curtindo oapartamento novo que arranjou.Já no final “Mother”, Henry e Eileen conseguem fugir, mas o apartamento éperdido permanentemente para mundo de Walter.No final “Eileen’s Death”, Henry consegue impedir que Walter complete oritual, salvando o apartamento dos fantasmas e destruindo Walter, mas deixando queEileen morra.Porém, no final bom, o “Escape”, Walter é morto por Henry, o apartamentovolta ao normal, e Henry e Eileen se encontram no hospital. E está tudo razoavelmentebem. Fim!!!Qualquer semelhança é mera coincidência.....

7 comentários:

kellen karoliny disse...

nossa cara como vc conseguil citar cada detalhe do jogo,eu consegui zerar esse jogo no modo em que eileen não morre e sim sobrevive,agora sim entendi a história

Anônimo disse...

Adorei !!!
li as 3 historias e achei muito legal
prendeu minha atençao aqui
vlw msm muito bom

Augusto Victor disse...

Poxa cara, post bacana!
Já tinha detonado o game mas isto me ajudou muito na compreensão da história. Mas diz aí, sua tecla de espaço está quebrada?

Deivd disse...

Ah obrigado! Bah, pior que ta meio tosca a tecla de espaço aheheahaehea, e aí eu não parei para revisar bem, deu nisso ehhehe, mas valeu o toque aí, vou ver se arrumo esses errinhos.

Iuri disse...

No quarto da Eileen (Que vemos pelo buraco na parede da sala) tem um coelho, identico (até mesmo o vermelho ao redor da boca) ao que vemos em Silent Hill 3 no Amusement Park. É o mesmo coelho.

Após encontrarmos a Eileen, quase morta e o Walter criança com ela, acordamos e quando olhamos o quarto da Eileen pelo buraco novamente, o Coelho está virado em nossa direção, com mais sangue e com a mão estendida tambem para nossa direção.

O que pensa a respeito disso? Apenas um easter egg ou uma conexão entre Eileen, o Amusement Park e até mesmo Heather?

Deivd disse...

Eu penso que é mais para nos apavorar, os criadores do jogo sabiam que iriamos olhar o buraco após esse ocorrido, e talvez de certa forma o coelho esteja apontando para o Henry como se tivesse o culpando, mas não acho que tenha relação e tal com o parque.

Marcio Roberto disse...

Cara esse game é demais!!!Excelente trabalho!!