sexta-feira, 29 de julho de 2011

As coisas não vão muito bem com a Big N


Hoje, em Tóquio, o presidente da Nintendo Satoru Iwata falou aos seus acionistas sobre o Nintendo 3DS. As coisas já estiveram melhor para a casa de Mario.

Na conferência, o executivo disse que o objetivo era abordar os motivos que levaram a empresa a anunciar o corte de preço do portátil. Em nota oficial, Iwata reconheceu que essa redução ajudará os lojistas a manterem seus planos de vendas para o fim do ano, assim como servirá como incentivo para os desenvolvedores apostarem na plataforma. O presidente falou várias vezes da importância dos jogos.

Iwata disse que está assumindo a responsabilidade pelo que tem acontecido com o portátil tridimensional, e isso se refletirá no seu holerite. “Com respeito a cortes nos salários fixos, eu vou sofrer uma redução de 50%, enquanto outros diretores vão sofrer 30% e alguns executivos sofrerão 20%”, disse.
Hiroshi Yamauchi, o presidente anterior, perdeu mais de US$ 300 milhões em um único dia devido à queda no valor das ações da Nintendo.

No fim da nota que detalha as declarações de Iwata, a Nintendo disse que publicaria a seção de perguntas e respostas do evento em outra oportunidade. David Gibson, analista do grupo Macquaire Securities, estava presente nesse momento. Ele disse que a Nintendo decidiu cortar o preço do 3DS logo porque perdeu uma oportunidade similar na época do GameCube, e todos sabem o que aconteceu.

De acordo com a empresa japonesa, o 3DS deve oferecer uma experiência que os telefones celulares atuais não conseguem proporcionar. Aparentemente, Iwata admitiu que o 3DS não será lucrativo com esse preço novo de US$169, mas que o custo de produção do aparelho também deve cair com o tempo.

A Nintendo está prestando mais atenção no reino dos downloads, e está tentando crescer nessa área através de um processo de tentativa e erro. Provavelmente é por isso que o 3DS e o Wii U enfatizam tanto o conteúdo digital.
Iwata ainda reiterou que a Nintendo não tem planos de vender seus jogos em plataformas de outras empresas.
Em uma carta recente, o presidente disse que é necessário fazer uma “grande mudança” para alterar o estado das coisas. “Decidimos que precisávamos ser corajosos agora para que mais pessoas possam curtir o 3DS no futuro”.

Fonte: Kotaku

Nenhum comentário: