quinta-feira, 12 de maio de 2011

Anonymous também sofre ataque

O site AnonOps.net, usado pelo grupo hacker Anonymous para organizar seus membros e coordenar invasões, está sofrendo um ataque de negação de serviço (Denial of Service, DoS), o que alguns especialistas estão encarando como uma possível cisão no grupo hacker.
No momento o site está fora do ar, porém, mais cedo, ele estampou diversas fotos pornográficas e exibiu dados de login de mais de 500 dos seus usuários.
“Talvez isso aconteceu porque o Anonymous tem sido surpreendentemente eficaz nos últimos meses ", afirma Mikko Hypponen, chefe de segurança da empresa de segurança digital F-Secure, da Finlândia.
Segundo Gabriella Coleman, uma professora da Universidade de Nova York que estudou o grupo, apesar da natureza amorfa dos anônimos, apenas alguns de seus integrantes mandam na totalidade dos servidores usados para bate-papo e ataques. A versão online do jornal Financial Times garante que esses administradores disseram no Twitter que “uma rebelião interna está ocorrendo nesse momento”, sem no entanto, mostrar links ou prints para atestar essa afirmação.
“Estamos profundamente tristes por este drama, e não podemos dar-lhes uma estimativa sobre quando o serviço vai funcionar normalmente de novo", diz uma mensagem postada no site atacado, e assinado por um tal de ‘Old AnonOps netstaff’.
Na mesma mensagem, o grupo culpou um hacker chamado Ryan pela revelação de dados do grupo. Em retaliação, o Old AnonOps publicou o que seria o nome completo e o endereço dele. Ao site Thinq.co.uk, alguém que seria o Ryan denunciado, afirmou ter feito isso porque o “grupo tornou-se demasiadamente centralizado e com fome de atenção da mídia”.
Nas últimas semanas, com a suspeita do envolvimento do Anonymous na quebra e uso indevido de dados de cartão de crédito dos usuários da PlayStation Network, o FBI entrou no caso junto com especialistas em segurança que se voluntariaram a enviar dados de logs e conversas de supostos integrantes do grupo.
Ontem a Sony emitiu mais uma mensagem se desculpando pela inatividade da PlayStation Network, ressaltando que precisa de “pelo menos mais alguns dias” antes de colocar o serviço online.

Fonte: GamesBrasil

Nenhum comentário: