sexta-feira, 15 de abril de 2011

Do PS1 ao XPeria Play


Você que pretende possuir um XPeria Play e não sabe nada, daonde quem vem a idéia desse aparelho, aqui vai um resumão do surgimento do Play no seguimento de videogames. Fonte: sony ericsson.


O novo smartphone da Sony Ericsson não é apenas um aparelho bacana com um controle excepcional. Ele é fruto de uma longa jornada que transformou o mercado e criou uma nova cultura de games, mais madura e diversificada.

Você sabia que o PlayStation original surgiu de uma parceria desfeita na última hora? a Sony estava desenvolvendo um drive de CD-ROM para a empresa líder do mercado de games na década de 1990.

Depois de mais de cinco anos de desenvolvimento, a unidade de CD-ROM (que também adicionava muito poder de processamento ao console de 16bits que acompanharia) foi descontinuada e a parceria desfeita.

Norio Ohga, presidente da Sony na época, ficou enfurecido com a falta de respeito do antigo parceiro. Além de ser uma outra empresa japonesa, o projeto foi passado para um concorrente europeu da Sony, o que foi visto como uma afronta direta a todos os funcionários.(Neste texto não falaram qual empresa traiu a Sony, mas eu digo aqui, a querida Nintendo)

O líder do projeto, um engenheiro obstinado chamado Ken Kutaragi, foi autorizado a seguir em frente. Sua missão: criar um novo videogame matador e responder à ofensa com trabalho duro e resultados.

A cúpula da Sony não concordou com o projeto, o que fez o presidente Ohga realocar Kutaragi e sua equipe para a divisão Sony Music, onde conseguiria financiar e empreitada sem tanta interferência.

Em menos de dois anos, Kutaragi e sua equipe conseguiram criar um console revolucionário. Em vez dos cartuchos, caros e limitados, a mídia escolhida foi o CD-ROM. E a maior mudança: gráficos 3D, comparáveis com os games que dominavam os fliperamas na época.

Em dezembro de 1994, o PlayStation chegou às lojas do Japão. O poder do hardware e a qualidade assombrosa dos primeiros games fizeram os jogadores formarem fila na porta das lojas.

O controle também foi outra revolução. Com uma ergonomia diferente e desenhos que identificavam cada botão, era o mais preciso e confortável da época. Quando foi lançada uma versão com duas alavancas analógicas, o mundo dos games nunca mais seria o mesmo. O design do controle foi tão marcante que se manteve no PS2 e no PlayStation 3.

A importância das alavancas analógicas foi tão grande que os engenheiros e designers da Sony Ericsson recriaram no Xperia™ Play o mesmo conceito inovador, mas com uma elegante superfície sensível ao toque que traduz de forma fiel a sensação de jogar no controle do PlayStation.

O que aconteceu depois? Kutaragi lavou sua honra com resultados. A Sony dominou o mercado, o PlayStation redefiniu a forma como os jogos eram feitos e um legado de entretenimento digital surgiu. Daí vieram o PS2, o PSP, e PS3 e logo mais o novo portátil que promete balançar o mercado, o sucessor do PSP, conhecido pelo nome código NGP.

E sobre o Xperia™ Play, está diretamente ligado à essa linhagem de consoles da Sony. Tanto no aspecto revolucionário de hardware quanto no compromisso de oferecer software de primeira, tudo no Play tem a essência do PlayStation. Ele não é um celular com joguinhos, mas um smartphone completo com jogos de verdade, para um jogador mais maduro. Com ele, os jogos não são brincadeira.

Nenhum comentário: