segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A sensação de estar sob um ataque nuclear

500x_hiroshima.jpg Hiroshima picture by deivdEm 6 de agosto de 1945, o bombardeiro B-29 Enola Gay decolou da base aérea North Field em Tinian, no Pacífico Oeste. Às 8:15, o comandante do 509º Grupo Aéreo, Paul Tibbets, chegava ao seu destino: Hiroshima. Trinta minutos antes disso, o Segundo Tenente Morri Jeppson havia removido todos os dispositivos de segurança do "Little Boy", uma bomba atômica carregada com 60 quilos de urânio-235 – a primeira a ser detonada sobre qualquer população no planeta. Este é o relato da experiência daquela população, quase dez quilômetros abaixo.


Um trecho da entrevista


ENTREVISTADOR: Entendi. E a chuva negra, acabou com a sede de vocês?


TAKAKURA: Não. Talvez eu não tenha conseguido pegar chuva o suficiente para beber, mas eu ainda me sentia com muita sede e sem poder fazer nada a respeito. O que eu senti naquele momento era que Hiroshima só tinha três cores. Eu lembro de vermelho, preto e marrom, mas nada, nada mais. Muitas pessoas na rua foram mortas instantaneamente. As pontas dos dedos destas pessoas pegavam fogo e então o corpo inteiro ia queimando gradualmente.


Um líquido cinza claro escorria das mãos pelos dedos. Eu... eu fiquei tão chocada de saber que dedos e corpos podiam ser queimados e deformados daquele jeito. Eu não conseguia acreditar, era muito horrível. E eu olhava e o que era mais doloroso de pensar era que aquelas mãos e dedos segurariam bebês, virariam páginas de livros, mas agora estavam ali, queimando daquele jeito.

Akiko Takakura
Idade no dia do impacto: 20 anos
Uma das raras sobreviventes tão próximas do hipocentro


Continue lendo AQUI

Nenhum comentário: