quinta-feira, 17 de junho de 2010

Kinect não funciona se jogador estiver sentado. FAIL!


Durante a conferência da Microsoft na E3 2010, uma ampla ênfase da empresa foi aplicada ao Kinect (ex-Projeto Natal), o sensor de movimentos que deve sair até o fim do ano para o Xbox 360. Na ocasião, ninguém se importou em notar, mas todas os jogos que demonstravam as funções do aparelho foram testados por pessoas em pé. Nada de mais, certo? Não para Stephen Totilo, repórter do blog norte-americano Kotaku, que ficou intrigado com o fato de nunca ter visto testes do Kinect com alguém sentado (apesar da página oficial do Xbox 360 conter uma seção "Pergunta e resposta" sobre o assunto, mas agora está ausente).
Procedendo a questão aos desenvolvedores dos jogos que serão adaptados ao aparelho (sem falar nos que serão criados especificamente para ele), Totilo procurou saber mais sobre o assunto: falando com a equipe de criação de Forza Motorsport 3, por exemplo, a resposta à pergunta "Dá para jogar sentado" foi enfática: "Não, pois o jogo foi reconfigurado para trabalhar com o jogador em pé". Neste caso, o jogador só tem que esticar os braços para frente, como se estivesse agarrado ao volante de um carro.
Alguns desenvolvedores teorizaram que o Kinect poderia se confundir na leitura de um esqueleto humano na posição citada (joelhos dobrados poderiam ser entendidos como canelas, por exemplo).
Jogar em pé com o acessório faz todo o sentido, tendo em vista que a maioria dos jogos para Kinect é de fato desenvolvida para tirar você do sofá, mas pense na seguinte situação: você é deficiente físico - necessita de cadeira de rodas para locomoção. Automaticamente, o acessório toma uma normativa excludente, pois se ele não funciona com o jogador em outra posição que não de pé, pessoas em condições deficitárias seriam impossibilitadas de usá-lo.
O que levou Totilo a questionar essa suposta deficiência foi um teste que o próprio fez aos serviços de vídeo e controle do painel de controle da Xbox Live quando em uso pelo Kinect. Na ocasião, Totilo explica que haviam cadeiras, mas que todas estavam afastadas e que a ele foi solicitado que ficasse de pé. Basicamente, você teria que assistir a tudo o que você viu aqui em posição vertical. O jornalista pediu uma cadeira, o que lhe foi negado pelo pessoal da Microsoft que gerenciava a versão demonstrativa na E3 2010. "[O uso do Kinect] Sentado é algo que ainda estamos calibrando", um deles disse.
Fonte: Kotaku

3 comentários:

Max disse...

meu deus, esse é o maior fail do ano!

Ronaldo Pitol disse...

UHAUHAUhau...FAIL

Everson Okuhara disse...

Ao contrário do wii (tenho um) eu jogo sentado...então acho que essa tecnologia ainda tem que ser melhor desenvolvida, por exemplo de pessoas que ñ podem ficar de pé, mas mesmo assim jogam normalmente 95% dos jogos do wii.