quinta-feira, 11 de março de 2010

Playstation Move

Hoje, acabou a espera, sobre o Motion Controller do Playstation 3, revelado na E3 2009, virando motivo de piada por ainda ser um projeto beta, ganhou forma e nome oficial. Por uma época, o controle foi chamado de Arc, mas agora oficialmente tem um nome a ser chamado é Playstation Move.
O que aconteceria se a Sony copiasse o controle de sua rival? Alguns podem pensar que a Sony foi tosca ao querer copiar o controle da Big N, por causa do sucesso comercial do Wii, porém, aquele que é líder dita as modas, e se o mercado procura esse tipo de produto, era natural que a Sony traria para seu console.

O Playstation Move vira em três packs, um ele separado, um segundo ele vem com PS Eye, um terceiro um bundle com o PS3. O controle deve chegar as lojas custando menos de 100 doláres. Um trailer com diversos jogos casuais com o uso dos controles foi exibido pro público, mostrando todo o potencial e precisão desses controles. Entre os jogos, temos o Sports Champions e o Move Party, entre tantos outros. O jogo Little Big Planet, será compatível com Playstation Move, onde um jogador segura e move as plataformas, enquanto o outro controla o Sackboy, lembrando ele só funcionará assim num modo cooperativo.

Um dos jogos que mais chamou atenção é o Motion Fighters, em que você usa os dois controles do Playstation Move como as mãos do personagem. O SOCOM 4 terá suporte ao Playstation Move, sendo um dos grandes pesos pesados que apóia a nova iniciativa da Sony.

Funcionamento do controle:

O Move trabalhará em conjunto com a PlayStation Eye, a câmera do PlayStation 3 (que já está no mercado). Também contará com um segundo dispositivo a ser acoplado à base do sensor, chamado "Subcontroller". Para efeitos de comparação, pense nele como o Nunchuck no Wii Remote. Quando usados em conjunto, o jogador poderá jogar partidas de jogos de RPG e de tiro de maneira mais comum, uma vez que o Move conta com os quatro botões do PS3 (Quadrado, Círculo, Triângulo, X) ao passo que o Subcontroller é quem contará com os direcionais digitais e um analógico. Também estarão presentes no Subcontroller, na parte inferior, dois gatilhos representando L1 e L2. Presume-se que o analógico, também no Subcontroller, seja o L3. Não haverá R1 e R2: ao invés disso, a Sony instalou no controle esférico o "T", ou Trigger ("Gatilho", na tradução literal).

A conexão dos dispositivos com o PlayStation 3 se dará por Bluetooth - a mesma atualmente utilizada pelo DUALSHOCK 3. Uma vantagem em relação ao concorrente nintendista é o fato de que o Move não dependerá de pilhas, portanto o mesmo sistema de distribuição de energia dos joysticks do PS3 (baterias de íon-litio, recarregáveis através de um cabo USB que poderá ser conectado ao próprio console). Mais além, o Subcontroller também contará com bateria própria, o que deve aumentar muito o tempo de utilização a longo prazo do acessório, que será distribuído apenas na cor preta.

O Move usará um acelerômetro e um giroscópio - ambos em em três eixos - além de um sensor magnético de alta precisão para que o console consiga determinar a posição do acessório, o que será determinado pela esfera colorida em seu topo. Isso, segundo a Sony, permitirá ao jogador utilizar todo tipo de movimento - lento, rápido, brusco, longo, curto etc - sem que haja qualquer tipo de problema quanto à sincronização do aparelho ao videogame. Mais uma vez, o Subcontroller será dotado de um sistema indepente de localização sensorial.


Confira algumas imagens:










Vídeos demonstrativos:
O segundo vídeo é um pouco longo porém é bem técnico, vale a pena ver inteiro.
Fonte: Jwave, GameTrailers e Egw

3 comentários:

Menos disse...

Vontade de cobrir os headquarters da Sony de vômito!

Bah, que merda esse black wiimote/vibrador/barbeador elétrico/tronco de abajour.

Deivd disse...

eu achei maravilhoso aehaehaehhaehhaehhae

Anônimo disse...

wii user detected...