segunda-feira, 1 de março de 2010

Óculos Wayfarer

Ultimamente ando reparando muito na maneira que os emos se vestem, mas uma coisa me chama muito a atenção, os óculos Wayfarer que eles usam. Foram fabricados por Ray-Ban desde 1952. Wayfares desfrutaram de popularidade na década de 50 e 60, especialmente depois de terem sido usados por Audrey Hepburn, em 1961 no filme Breakfast as Tiffany's.
Anos 80 eles foram uma febre também, muitos artistas adotaram eles, e consecutivamente a população aderiu a essa moda. Cyndi lauper, Madonna e rapper's da época abusavam dos modelos Wayfarer.

Madonna no início de carreira também tinha os seus sunglasses. A foto é do clipe de 1984,Lucky Star.
The Jesus and Mary Chain, formada em 1984, ficaram conhecidos por unir melodias inspiradas no rock dos anos 60 ao som sujo e distorcido criado com pedais e amplificadores
Cena do "pouco" bizarro clipe The Buggles - Video Killed The Radio Star.

Hoje essa moda voltou. Andar em Shopping aos sábados, é ter a certeza que 60% das pessoas ali são emos e utilizam Wayfarer, sábados em shopping's é uma Emo-lândia.
Para ajudar os atores do filme mais modinha emo, Crepúsculo, são adeptos dos óculos.O ator Robert Pattinson, por exemplo, vive circulando com o seu Wayfarer por aí. Seus colegas de elenco na saga Twilight Kristen Stewart e Taylor Lautner também têm os seus.

Além do emos do crepúsculo, alguns artistas pop seguem a modinha, como a Paris Hilton e a Lily Allen por exemplo.

All star já está convertido, de um tênis punk/grunge para um tênis emo com frescurinhas de cores e rasgões. Os óculos Wayfare já estão convertidos também, então se você um dia pensar em utilizar um desses, caso você não seja um emo pense bem antes, porque certamente você parecerá muito com um, e não adiantará dizer que é inspirado em bandas dos anos 80 como já mencionado aqui (Jesus a mary chain), ninguém acreditará em você. Hoje se eu andar com um All star, camiseta de banda e calça escura, já estou bem próximo de um emo, semi-emo. Essa moda já está comum, as pessoas já se vestem assim sem notar, e a tendência é a ser mais forte ainda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro Wayfarer. :3

Sábado, no shopping, tem uma explosão de cores de wayfarer. :3

Deivd disse...

Emo-lândia