terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rumor de PS3 pirateado

Já se passaram quase dois meses desde que George Holtz, o hacker por trás do destravamento do iPhone (o famoso Jailbreak), alegou ter descoberto um buraco na defesa do PlayStation 3 que permitiria, ao menos teoricamente, a execução de jogos pirateados. Desde então, o cara sumiu, dizendo que "a descoberta ainda não havia sido completamente testada".

Hoje, Holtz voltou, dizendo em seu blog que "acredita que essa nova descoberta derruba qualquer discussão sobre o PS3 ser 'inhackeável'". Ao que o post indica, Holtz se valeu da instalação de um outro sistema operacional - o Linux - para conseguir tal feito. Holtz informa que "dentro do Linux, todas as SPUs [Synergistic Processing Unit]ficam ligadas, mas não ativas, o que permite ao usuário comandá-las quanto ao carregamento do metldr [o codigo inscrito dentro de uma das sete SPus do PS3]".

Basicamente, toda a criptografia do PlayStation 3 está resguardada em uma de suas sete SPUs, e por mais que um hacker possa quebrá-la, um código adulterado jamais tocaria na memória principal do console, algo necessário para serem rodadas cópias não-oficiais dos jogos. Isso está colocando toda a argumentação de Holtz em xeque, tendo em vista que ele não conseguiu passar pelo sistema de criptografia do PS3. Mais ainda, vale lembrar que Holtz valeu-se do artifício de instalar um sistema operacional diferente do padrão do console, algo impossível no recente modelo PS3 Slim.

Holtz argumenta que, por mais que o código mestre não tenha sido invadido, isso não quer dizer que exista algum impedimento: o hacker cita o iPhone como exemplo. No caso do portátil da Apple, Holtz também não possuía o código mestre do aparelho, e ainda assim ele conseguiu instituir uma forma de quebrar a proteção instituída pela AT&T (operadora de telefonia celular norte-americana que, no início da comercialização do iPhone, tinha um contrato de exclusividade com a Apple). Fato: o destravamento do iPhone nunca conseguiu ser rebatido pela Apple nem mesmo com o lançamento de novas firmwares.

Como a Sony responderá a isso ainda não é conhecido, mas Holtz assegura que pretende parar sua "pesquisa" neste ponto, uma vez que a intenção dele não é abrir espaço para que a pirataria atinja o console negro. É provável, contanto, que a Sony feche mais portas no local onde Holtz encontrou a falha. Questões quanto à eficácia do PlayStation 3 no mercado cinza começaram a aparecer, sobretudo mencionando os impraticáveis tamanhos dos jogos: alguns chegam a pesar algo próximo dos 50 Gigabytes.

Fonte: EGW

Um comentário:

Max disse...

eu sabia que era bom demais pra ser verdade...