Sabe o cachorrinho do nosso banner? Então, ele faz parte da
identidade a muito tempo do nosso blog, e ele tem uma história muito bacana! O cãozinho na frente do gramofone acabou por tornar-se a
principal marca internacional da RCA (Radio Corporation
of America - foi uma empresa americana que havia sido criada em 1929) e
um dos maiores ícones comerciais da história.
No mesmo ano eles compraram a Victor Talking Machine
Company, fundada em 1900, e formou-se então a RCA Victor, o mais antigo selo
fonográfico da América. Com certeza você conhece esse selo pelo famoso logotipo
de um cachorro que olha para uma concha acústica de um gramofone. Olha ele aí!
Só por curiosidade, o
nome do cachorro é Nipper e ele está olhando para a concha, pois dela vem a chamada Voz do Dono
– His Master’s Voice. Ok, voltando para a história do Nipper! Uma pintura de um cão terrier ouvindo um gramofone foi uma
das mais bem idealizadas estratégias de marketing do século XX. A pintura de
Francis Barraud, cuja história é bastante interessante, foi um pintor inglês.
Tudo começa em 1899. O irmão de Barraud havia falecido,
deixando Francis como legatário de um fonógrafo com um pequeno estoque de
cilindros gravados, alguns com sua própria voz. Além do aparelho, Francis foi
incumbido de cuidar de seu cãozinho terrier chamado "Nipper". Todas
as vezes que Francis Barraud colocava um dos cilindros gravados com a voz do
irmão, o pequeno Nipper reconhecia a voz do falecido dono e imediatamente vinha
ficar junto ao fonógrafo.
Barraud quis registrar a curiosa situação em um quadro. No
início, a pintura de Barraud mostrava o cão ouvindo o fonógrafo de cilindros
(fabricado por Thomas Edison). Concluído o quadro, Barraud foi incentivado a
procurar Edison, para lhe vender a idéia como um emblema para os seus produtos,
como prova da fidelidade de seus fonógrafos, que faziam até mesmo um cão
reconhecer a voz do dono gravada.
Edison rejeitou a idéia, não queria comparar os consumidores
a animais. Entretanto, um gerente de uma loja de fonógrafos de Londres,
revendedora da "The Gramophone Company", G.B. Owen, incentivou
Barraud a substituir o fonógrafo de Edison pelo Gramofone de Emile Berliner
(proprietário da "The Gramophone Co." ou "Victor Talking Machine
Co. nos EUA) e, desta vez, procurar a empresa de Berliner e esquecer a oposição
de Edison a sua idéia.
Owen lhe emprestou um dos Gramofones modelo
"improved", à venda em sua loja, para servir de modelo na pintura.
Nipper e o Gramofone, na pintura intitulada "A voz do dono", passaram
a ser marca registrada em 10 de Julho de 1900, de propriedade de Emile Berliner
que começou a utilizá-la em seus produtos, tornando-se líder de mercado, imagem
até hoje utilizada pela RCA (atual proprietária da marca Victor).
Nessa história toda tem mais curiosidades. Aham! Por
exemplo, hoje em dia a RCA não existe mais. Na
verdade, de certa forma, se tornou a Sony Music.
O que não é uma história tão simples também. Veja aqui!
Se você quiser saber mais do nosso cãozinho lindo, tem um site
que explica vários outros detalhes sobre a história do Nipper.